sicnot

Perfil

Economia

Atividade do setor imobiliário em Portugal caiu 54% em 2014

O número de fogos concluídos em construções novas em 2014 em Portugal situou-se abaixo dos 9.500, o que representa um decréscimo de 54% face a 2013, indica um estudo da Informa D&B hoje divulgado.

De acordo com o estudo 'Setores Portugal "Sociedades Imobiliárias"', a queda verificada em 2014 representa um decréscimo de 92% face ao número máximo de fogos concluídos em construções novas em 2012.

O excesso de oferta no mercado residencial e a reduzida procura, em consequência do elevado endividamento das famílias e da taxa de desemprego, serão duas das razões que continuam a limitar a evolução da atividade no mercado imobiliário português, indica o estudo.

No que respeita aos fogos licenciados em construções novas para habitação, é de salientar que também este número diminuiu no ano passado: em 2014, registaram-se cerca de 6.800 fogos licenciados, uma queda de 8% face ao ano anterior.

Quanto às taxas de ocupação, o estudo assinala uma recuperação no mercado não residencial, permitindo a estabilização das rendas de arrendamento.

Numa análise realizada à estrutura da oferta, existiam mais de 16.200 empresas dedicadas à compra e venda de bens imobiliários em 2013, sendo que 37% se concentravam na zona de Lisboa e 34% na zona Norte de Portugal.

Já o número de sociedades com atividade de arrendamento de bens imobiliários atingiu perto de 2.800, sendo que as zonas de Lisboa e Norte contêm 39% e 29% do total de empresas, respetivamente.

Quanto ao volume de emprego gerado pelo setor, este tem mantido uma tendência de decréscimo nos últimos anos: em 2013 havia 27.800 trabalhadores, enquanto em 2008 se contavam 33.100.

Lusa

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.