sicnot

Perfil

Economia

FMI saúda acordo e insiste no alívio de dívida "insustentável"

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, saudou hoje o acordo alcançado pelo Eurogrupo para um terceiro resgate à Grécia, mas sublinhou que a dívida do país "é insustentável" e defendeu o seu alívio.

© Christian Hartmann / Reuters

Em comunicado, a dirigente do FMI saudou o "importante passo" que é o acordo de princípio sobre um terceiro plano de ajuda a Atenas, mas argumentou que a Grécia, "por si só, não consegue restaurar a viabilidade da dívida".

"Sou firmemente da opinião de que a dívida da Grécia se tornou insustentável e que a Grécia não pode restaurar a sustentabilidade da dívida unicamente através das suas próprias ações", afirmou Christine Lagarde.

Segundo Lagarde, o acordo hoje firmado, que visa disponibilizar 86 mil milhões de euros à Grécia, inclui um esforço "decisivo e credível das autoridades gregas para restaurar o crescimento sustentável e robusto".

"É essencial que os parceiros europeus da Grécia tenham compromissos concretos (...) para proporcionar um alívio significativo da dívida, que vá além do que foi visto até agora", acrescentou.

Os ministros das Finanças da zona euro chegaram hoje a acordo para um terceiro plano de ajuda à Grécia, no valor de 86 mil milhões de euros.

O primeiro desembolso será de 26 mil milhões de euros, dos quais 10 mil milhões vão estar imediatamente disponíveis numa conta especial do fundo de resgate da eurozona para a recapitalização da banca grega.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.