sicnot

Perfil

Economia

Sonae internacionaliza hipermercados Continente para Emirados Árabes Unidos

A Sonae vai internacionalizar a insígnia Continente para os Emirados Árabes Unidos, em regime de franquia com um grupo local, e admite abrir o primeiro hipermercado até final de 2016, disse à Lusa fonte oficial do grupo.

O presidente da Sonae, Belmiro de Azevedo. (Arquivo)

O presidente da Sonae, Belmiro de Azevedo. (Arquivo)

AP

Segundo a fonte, a Sonae estabeleceu uma parceria com o grupo local Fathima, "muito forte e já com presença na distribuição, na logística e na restauração no Médio Oriente", assumindo-se os Emirados Árabes Unidos como a base para uma futura expansão da marca para o Médio Oriente.

"A internacionalização do retalho alimentar é sempre mais difícil e depende de região para região. Ele é especialmente difícil no Médio Oriente, onde tem que ser com um parceiro local que vai fazer o investimento, mas chegámos a acordo com o grupo Fathima para uma expansão que terá como base os Emirados Árabes Unidos, mas que será para toda aquela região", revelou.

Conforme adiantou, esta primeira internacionalização da marca Continente será concretizada em regime de franquia, cabendo à Sonae "exportar serviços a nível da conceção da loja e desenho da gama", o que implica levar consigo alguns dos seus fornecedores de equipamento e de soluções tecnológicas em Portugal.

Por outro lado, os produtos de marca própria Continente serão comercializados nos hipermercados da insígnia no Médio Oriente, o que "irá ser importante" para as vendas futuras do grupo.

"Claro que o impacto sobre as vendas será muito reduzido nos próximos anos, iremos começar com uma ou duas lojas, mas é o simbolismo de começar [a internacionalização]", afirmou.

Revelando que a intenção é abrir primeiro um grupo reduzido (um par) de lojas piloto e, em função da 'performance' inicial dessas lojas, avaliar a extensão do conceito aquela região", a fonte admitiu que "ainda será possível abrir uma loja antes do final do próximo ano".

"[O Médio Oriente] É um mercado muito interessante, com bastante potencial e onde achamos que o nosso formato tem muita capacidade para competir", considerou, recordando que o grupo Sonae está já presente na região com a insígnia de moda infantil Zippy.

Relativamente à sucessivamente adiada internacionalização do Continente para Angola, prevista desde 2013 para acontecer em parceria com a empresária angolana Isabel dos Santos, a fonte disse que o processo está "exatamente como estava": "Continuamos à espera de uma clarificação da posição do nosso parceiro", afirmou.

Em causa está o alegado mau estar criado desde inícios do ano na parceria para a construção de uma rede de hipermercados Continente em Angola, na sequência da saída de dois quadros de topo da empresa portuguesa para alegadamente trabalharem num grupo de retalho angolano daquela empresária.

Lusa

  • GNR só teve acesso às imagens das agressões em Alcochete 12 horas depois
    1:42

    Crise no Sporting

    A GNR não pôde visionar as imagens de videovigilância da Academia de Alcochete logo que chegou ao local. O sistema estava inoperacional, o que fez com que as imagens só fossem entregues quase 12 horas depois do ataque à equipa do Sporting. Entre as provas recolhidas, estão também impressões digitais e vestígios de sangue encontrados na zona do balneário.

  • Juiz considera que agressões em Alcochete foram "ato terrorista"
    1:59

    Crise no Sporting

    O juiz que decretou a prisão preventiva dos 23 detidos pelo ataque à Academia do Sporting considera que se tratou de um ato terrorista. Diz mesmo que os agressores tiveram um comportamento chocante e que perverte o espírito desportivo. Sete dos 23 detidos já foram condenados por outros crimes, mas não chegaram a pena de prisão.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • A promessa que João Mário vai ter de cumprir se Portugal for campeão
    1:36
  • Aprovadas mudanças no acesso ao ensino superior

    País

    O Governo aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, bem como os princípios orientadores da avaliação, voltando a nota de Educação Física a contar para a média de acesso ao ensino superior. No caso dos alunos do ensino profissional, são eliminados requisitos considerados discriminatórios no acesso ao ensino superior.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC