sicnot

Perfil

Economia

Autarca de Peniche garante que há margem para alargar captura da sardinha

Autarca de Peniche garante que há margem para alargar captura da sardinha

Vários autarcas do litoral do país e representantes dos pescadores do cerco insistem no apelo ao Governo para que seja alargado o prazo para a captura da sardinha. É o resultado de uma reunião que decorreu durante toda a manhã em Peniche. O apelo foi repetido pela voz do presidente da Câmara de Peniche, António José Correia.

Em causa estão as quotas da sardinha que já acabaram para uma das 11 organizações de produtores. Assim, 24 embarcações de Peniche e Nazaré estão a partir deste sábado proibidas de apanhar sardinha.

A proibição pode mesmo ser alargada já nas próximas semanas às restantes embarcações dos outros portos do país.

Os pescadores pedem um aumento das quotas ou um alargamento do prazo para minimizar as dificuldades. A sardinha é a principal fonte de sustento e as outras espécies como a cavala ou o carapau não chegam para garantir o rendimento dos pescadores.

No final da reunião desta manhã entre autarcas e representantes dos pescadores, o presidente da Câmara de Peniche criticou a intransigência do Governo. António José Correia voltou a pedir que a ministra da Agricultura alargue o prazo para a captura da sardinha. O autarca de Peniche garante que há margem para isso.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22