sicnot

Perfil

Economia

Preços da sardinha triplicaram em cinco anos

O preço médio de venda da sardinha triplicou desde 2010 acompanhando a diminuição das capturas que evoluíram na proporção inversa, indicam as estatísticas da Docapesca.

© Antara Photo Agency / Reuters

A sardinha é, a par do carapau e da cavala, uma das principais espécies transacionadas nas lotas portuguesas, representando mais de metade do total, mas as quotas de pesca são cada vez mais restritas devido à diminuição do 'stock' de sardinha ibérica que tem encolhido, ano após ano.

Ao contrário das restantes quotas de pesca, atribuídas pela União Europeia, as da sardinha são geridas e fixadas por Portugal e Espanha, com base nos pareceres do Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (ICES, na sigla inglesa) que tem recomendado uma drástica redução das pescas para travar o declínio do 'stock'.

Em 2010, por exemplo, foram descarregadas nas lotas nacionais 57 mil toneladas de sardinha, que não chegavam a custar um euro por quilo (0,64 cêntimos foi o preço médio pago nesse ano), mas em 2014 o volume tinha caído para pouco mais de um terço (cerca de 16 mil toneladas), fazendo os preços disparar para 1,99 euros.

O aumento foi constante nos últimos cinco anos: em 2011, as 54 mil toneladas de sardinha que chegaram às lotas foram vendidas em média a 0,76 euros, em 2012 a 1,30 euros (correspondentes a 32 mil toneladas transacionadas) e em 2013, o preço médio foi de 1,43 euros.

Já nos primeiros seis meses deste ano, o preço de venda médio rondou 1,74 euros, tendo sido capturadas 6.259 toneladas, quase metade da quota de 13.500 toneladas atribuídas a Portugal em 2015.

Face à escassez de sardinha, os pescadores têm sido incentivados a procurar outras espécies como o carapau e a cavala, mas o rendimento é significativamente inferior.

Avaliando os dados disponíveis para os últimos cinco anos, é possível verificar que a cavala nunca foi vendida por mais do que 32 cêntimos/quilo, em 2012 (mais sete cêntimos do que no ano anterior), enquanto o preço máximo do carapau foi 1,70 euros/quilo, em 2011, e o mínimo de 0,92 cêntimos em 2013.

As 50 mil toneladas de carapau e cavala pescadas em 2013, embora muito superiores às capturas de sardinha no mesmo ano (28 mil toneladas) foram vendidas a cerca de metade do preço: 23,5 milhões de euros contra quase 40 milhões no caso da sardinha.

A diminuição da captura de sardinha tem tido um impacto significativo na quantidade de peixe pescado pela frota nacional de pesca que atingiu, em 2014, o valor mais baixo dos últimos 45 anos (119.890 toneladas).

Para 2016, as notícias não são animadoras.

Em meados de julho, o ICES recomendou que os totais admissíveis de capturas (TAC) da sardinha em águas ibéricas se limitem às 1.587 toneladas no próximo ano, despertando a revolta do setor.

O presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOPCERCO), Humberto Jorge afirmou que o setor não vai aceitar esta quota, que equivale na prática a uma quase interdição de pesca, e questionou a credibilidade dos dados científicos.

Também o ministério da Agricultura e Mar estranhou o cenário restritivo que está na base desta recomendação de capturas e anunciou que ia pedir explicações ao ICES.

Mas, para já, ainda não há respostas e com uma quota de 9 mil toneladas de sardinha estabelecida para o período entre junho e outubro deste ano, dificilmente haverá decisões antes das eleições legislativas

Lusa

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC