sicnot

Perfil

Economia

Preços da sardinha triplicaram em cinco anos

O preço médio de venda da sardinha triplicou desde 2010 acompanhando a diminuição das capturas que evoluíram na proporção inversa, indicam as estatísticas da Docapesca.

© Antara Photo Agency / Reuters

A sardinha é, a par do carapau e da cavala, uma das principais espécies transacionadas nas lotas portuguesas, representando mais de metade do total, mas as quotas de pesca são cada vez mais restritas devido à diminuição do 'stock' de sardinha ibérica que tem encolhido, ano após ano.

Ao contrário das restantes quotas de pesca, atribuídas pela União Europeia, as da sardinha são geridas e fixadas por Portugal e Espanha, com base nos pareceres do Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (ICES, na sigla inglesa) que tem recomendado uma drástica redução das pescas para travar o declínio do 'stock'.

Em 2010, por exemplo, foram descarregadas nas lotas nacionais 57 mil toneladas de sardinha, que não chegavam a custar um euro por quilo (0,64 cêntimos foi o preço médio pago nesse ano), mas em 2014 o volume tinha caído para pouco mais de um terço (cerca de 16 mil toneladas), fazendo os preços disparar para 1,99 euros.

O aumento foi constante nos últimos cinco anos: em 2011, as 54 mil toneladas de sardinha que chegaram às lotas foram vendidas em média a 0,76 euros, em 2012 a 1,30 euros (correspondentes a 32 mil toneladas transacionadas) e em 2013, o preço médio foi de 1,43 euros.

Já nos primeiros seis meses deste ano, o preço de venda médio rondou 1,74 euros, tendo sido capturadas 6.259 toneladas, quase metade da quota de 13.500 toneladas atribuídas a Portugal em 2015.

Face à escassez de sardinha, os pescadores têm sido incentivados a procurar outras espécies como o carapau e a cavala, mas o rendimento é significativamente inferior.

Avaliando os dados disponíveis para os últimos cinco anos, é possível verificar que a cavala nunca foi vendida por mais do que 32 cêntimos/quilo, em 2012 (mais sete cêntimos do que no ano anterior), enquanto o preço máximo do carapau foi 1,70 euros/quilo, em 2011, e o mínimo de 0,92 cêntimos em 2013.

As 50 mil toneladas de carapau e cavala pescadas em 2013, embora muito superiores às capturas de sardinha no mesmo ano (28 mil toneladas) foram vendidas a cerca de metade do preço: 23,5 milhões de euros contra quase 40 milhões no caso da sardinha.

A diminuição da captura de sardinha tem tido um impacto significativo na quantidade de peixe pescado pela frota nacional de pesca que atingiu, em 2014, o valor mais baixo dos últimos 45 anos (119.890 toneladas).

Para 2016, as notícias não são animadoras.

Em meados de julho, o ICES recomendou que os totais admissíveis de capturas (TAC) da sardinha em águas ibéricas se limitem às 1.587 toneladas no próximo ano, despertando a revolta do setor.

O presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOPCERCO), Humberto Jorge afirmou que o setor não vai aceitar esta quota, que equivale na prática a uma quase interdição de pesca, e questionou a credibilidade dos dados científicos.

Também o ministério da Agricultura e Mar estranhou o cenário restritivo que está na base desta recomendação de capturas e anunciou que ia pedir explicações ao ICES.

Mas, para já, ainda não há respostas e com uma quota de 9 mil toneladas de sardinha estabelecida para o período entre junho e outubro deste ano, dificilmente haverá decisões antes das eleições legislativas

Lusa

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    New Articles

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia decorre na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Primeiro-ministro admite que retatório sobre Tancos possa ser "fabricado"
    2:06

    País

    O primeiro-ministro garante que o relatório divulgado pelo expresso sobre o desaparecimento de armas em Tancos não é de nenhum organismo oficial e admite até que possa ser fabricado. Costa critica ainda o líder do PSD por comentado uma notícia que não confirmou. As Forças Armadas também negaram a existência de qualquer relatório sobre Tancos que o Expresso reafirma existir e ser verdadeiro.

  • Primeiro-ministro admite que retatório sobre Tancos possa ser "fabricado"
    2:06

    País

    O primeiro-ministro garante que o relatório divulgado pelo expresso sobre o desaparecimento de armas em Tancos não é de nenhum organismo oficial e admite até que possa ser fabricado. Costa critica ainda o líder do PSD por comentado uma notícia que não confirmou. As Forças Armadas também negaram a existência de qualquer relatório sobre Tancos que o Expresso reafirma existir e ser verdadeiro.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.