sicnot

Perfil

Economia

Bolsas europeias em queda penalizadas pelo mercado asiático

As principais praças financeiras da Europa abriram hoje em forte baixa, penalizadas pelo desempenho das congéneres asiáticas devido sobretudo às fortes perdas na bolsa de Xangai, que hoje sofreu a maior queda em oito anos. A Rússia também está a ser afetada.

© Olivia Harris / Reuters

A bolsa de Lisboa liderava as perdas na Europa, com o PSI20 a cair 4,01% até aos 5.076,18 pontos. Seguia-se o índice alemão DAX 30, que "afundava" 3,24% na abertura até aos 9.796,37 pontos.

As praças de Madrid, Londres e Paris também abriram em forte baixa, com os respetivos índices a registarem quedas de quase 3%.

Rublo atinge valor mais baixo do ano, bolsa de Moscovo com perdas superiores a 4%

A moeda russa caiu hoje para o valor mais baixo de 2015, com o euro a passar simbolicamente a barreira do 80 rublos, enquanto o índice de referência da bolsa de Moscovo abriu com perdas superiores a 4%, penalizada pelo desempenho dos mercados asiáticos.

O euro ultrapassou o patamar de 80 rublos pela primeira vez desde meados de dezembro, atingindo 80,99 contra os 78,80 rublos de sexta-feira.

O dólar subiu para 70,69 rublos contra os 68,21 antes do fim de semana.

O índice de referência da bolsa de Moscovo, o RTS, cotado em dólares, caiu 4,21%, enquanto o Micex (em rublos) cedeu 1,76%.

Com Lusa

  • Obama acredita que Guterres será um bom líder da ONU
    0:53

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar de perto com os Estados Unidos na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido esta sexta-feira por Barack Obama, na Casa Branca, onde foi elogiado pelo ainda Presidente.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.