sicnot

Perfil

Economia

Principais bolsas europeias abrem em recuperação

As principais bolsas europeias recuperaram hoje, na abertura da sessão, contrariando o encerramento em quebra dos mercados asiáticos, depois de uma "segunda-feira negra" em todo o mundo.

Reuters

O índice FTSE da bolsa de Londres abriu a subir 1,49%, o Dax de Frankfurt registou um aumento de 1,74% e o CAC-40 de Paris 1,7%, revertendo algumas das pesadas perdas sofridas no dia anterior, que alguns analistas apelidaram de "segunda-feira negra", devido à inquietação quanto ao abrandamento da economia chinesa e do crescimento mundial.

A bolsa de Lisboa abriu em terreno positivo, com o PSI20, o principal índice da praça lisboeta, a subir 1,22%, para os 5.042,12 pontos.

O principal índice do mercado espanhol, o IBEX 35, subiu 1,25% na abertura da sessão, depois de registar perdas nos últimos dias, a 9.878,50 pontos.

A bolsa de Milão abriu em alta, com o FTSE MIB a ganhar 2,01% para os 20,861 pontos, recuperando depois da quebra de 5,96% na véspera.

Na abertura, o índice alemão Dax dos 30 principais valores atingiu os 9.816,59 pontos, ou seja, uma subida de 1,74%, depois de ter encerrado na segunda-feira com uma descida de 5%. Nas primeiras transações, o íncide MDAX, dos valores médios, avançava 1,24% para os 18.849,37 pontos.

A bolsa de Paris subiu 1,7% na abertura, registando num breve período uma subida de mais de 2% nas primeiras trocas. Na véspera, o índice CAC-40 fechou com uma queda de 5,35%.

O índice FTSE-100 dos principais valores do mercado londrino subia 87,78 pontos logo na abertura (às 08:00), ou 1,49% relativamente ao encerramento na véspera, nos 5.986,65 pontos.

Na Europa, Londres terminou a sessão a perder 4,67%, Paris caiu 5,35%, Frankfurt recuou 4,70% e Madrid cedeu 5,01%, num dia negro para os mercados após a queda de 8,49% registada na bolsa de Xangai.

A bolsa suíça abriu a sessão de hoje a subir 1,24% nos 8.574,15 pontos, e todas as ações que integram o índice SMI dos 20 principais valores estavam em alta.

Em Moscovo, o índice de referência RTS abriu a subir 0,4%, situando-se nos 727,69 pontos.

Minutos depois de iniciadas as operações, o índice subia 1,49% relativamente ao encerramento de segunda-feira

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Este foi provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC