sicnot

Perfil

Economia

Consumo de combustíveis aumenta 3,4% até julho

O consumo de combustíveis cresceu 3,4% até julho face ao período homólogo do ano anterior, enquanto o preço aumentou quase 7,8 cêntimos por litro de gasóleo e 21,6 cêntimos na gasolina desde o início do ano.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Segundo o relatório mensal da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), em julho, o consumo mensal de combustível manteve a tendência de crescimento, tendo aumentado 4,4% face ao mês de junho, superando a média do aumento dos primeiros sete meses que foi de um crescimento de 3,4%.

Face julho do ano anterior, o consumo de gasóleo aumentou 3%, tendo o consumo de gasolina subido 0,7%.

Entre janeiro e julho, o preço médio de venda aumentou em 7,8 cêntimos por litro e 21,6 cêntimos por litro do gasóleo e da gasolina, respetivamente.

Mas em relação ao ano anterior, o preço médio de venda ao público diminuiu 15 cêntimos por litro no gasóleo e 1,2 cêntimos na gasolina respetivamente, entre e média de janeiro de 2014 e a média de julho de 2015.

Segundo o relatório, o preço médio de venda do gasóleo em Portugal era, a 27 de julho, três cêntimos acima da média da União Europeia, sendo o 10.º país dos 28 com o preço mais elevado no gasóleo, após impostos.

No caso da gasolina, Portugal era o sétimo país com o preço final mais elevado após impostos, entre os 28 países, encontrando-se 4,8 cêntimos (31%) acima da média da União Europeia.

Lusa

  • Alianças do PS marcam discursos no Congresso do PS
    2:51
  • Souto de Moura feliz com distinção na Bienal de Arquitetura de Veneza
    1:10
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.