sicnot

Perfil

Economia

Consumo de combustíveis aumenta 3,4% até julho

O consumo de combustíveis cresceu 3,4% até julho face ao período homólogo do ano anterior, enquanto o preço aumentou quase 7,8 cêntimos por litro de gasóleo e 21,6 cêntimos na gasolina desde o início do ano.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Segundo o relatório mensal da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), em julho, o consumo mensal de combustível manteve a tendência de crescimento, tendo aumentado 4,4% face ao mês de junho, superando a média do aumento dos primeiros sete meses que foi de um crescimento de 3,4%.

Face julho do ano anterior, o consumo de gasóleo aumentou 3%, tendo o consumo de gasolina subido 0,7%.

Entre janeiro e julho, o preço médio de venda aumentou em 7,8 cêntimos por litro e 21,6 cêntimos por litro do gasóleo e da gasolina, respetivamente.

Mas em relação ao ano anterior, o preço médio de venda ao público diminuiu 15 cêntimos por litro no gasóleo e 1,2 cêntimos na gasolina respetivamente, entre e média de janeiro de 2014 e a média de julho de 2015.

Segundo o relatório, o preço médio de venda do gasóleo em Portugal era, a 27 de julho, três cêntimos acima da média da União Europeia, sendo o 10.º país dos 28 com o preço mais elevado no gasóleo, após impostos.

No caso da gasolina, Portugal era o sétimo país com o preço final mais elevado após impostos, entre os 28 países, encontrando-se 4,8 cêntimos (31%) acima da média da União Europeia.

Lusa

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.