sicnot

Perfil

Economia

BCE pode prolongar programa de compra de dívida

O Banco Central Europeu (BCE) pode prolongar o programa de compra de dívida que deve terminar em setembro de 2016 "se for necessário", afirmou esta quinta-feira o presidente da instituição, Mario Draghi.

Draghi falava em conferência de imprensa após uma reunião de política monetária do BCE, que deixou inalteradas as taxas de juro.

Draghi falava em conferência de imprensa após uma reunião de política monetária do BCE, que deixou inalteradas as taxas de juro.

© Ralph Orlowski / Reuters

Draghi falava em conferência de imprensa após uma reunião de política monetária do BCE, que deixou inalteradas as taxas de juro.

O programa lançado pelo BCE em março passado prevê a compra de dívida pública e privada no valor mensal de 60 mil milhões de euros até ao final de setembro de 2016 com o objetivo de estimular a economia da zona euro e impulsionar a inflação.

Draghi disse também que a inflação poderá ser negativa nos próximos meses, mas acrescentou que será uma situação temporária.

Lusa

  • BCE revê em baixa crescimento económico da Zona Euro
    0:51

    Economia

    O Banco Central Europeu anunciou esta quinta-feira a revisão em baixa do crescimento económico e da inflação para a Zona Euro para este ano e para os próximos, muito devido à queda no preço do petróleo. O presidente do BCE, Mario Draghi, diz que a recuperação económica vai continuar, mas a um ritmo mais lento.

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.