sicnot

Perfil

Economia

Alsa vence concessão da STCP e Transdev ganha Metro do Porto

Está fechada a subconcessão dos transportes do Porto. A espanhola Alsa venceu o concurso da STCP e os franceses da Transdev ganharam a concessão do Metro do Porto.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

O Governo tinha recebido sete propostas, provenientes das empresas Alsa, Barraqueiro, Gondomarense e Transdev.

A 14 de agosto, o Ministério da Economia confirmou que o consórcio espanhol TCC, ao qual havia sido adjudicado o processo anterior, não entregou a garantia bancária necessária para assumir a operação da STCP, o que fez cair a subconcessão daquela empresa e a da Metro do Porto por 10 anos. Dez dias depois, o Governo confirmou o novo lançamento do concurso de subconcessão da STCP e da Metro do Porto, a realizar-se por ajuste direto, tendo sido então disponibilizada a informação aos potenciais interessados, incluindo o consórcio TCC.

  • "O ministro está na frigideira"
    5:33

    Opinião

    O ministro da Segurança Social, Vieira da Silva, "está cada vez mais numa posição fragilizada" devido às suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas, diz o subdiretor de Informação da SIC, Bernardo Ferrão. Vieira da Silva já falou sobre o caso duas vezes, mas "sempre de forma algo atralhada" e "ainda não matou todas as dúvidas".

    Bernardo Ferrão

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55
  • Democratas não venciam no Alabama há 27 anos
    1:50