sicnot

Perfil

Economia

Alsa vence concessão da STCP e Transdev ganha Metro do Porto

Está fechada a subconcessão dos transportes do Porto. A espanhola Alsa venceu o concurso da STCP e os franceses da Transdev ganharam a concessão do Metro do Porto.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

O Governo tinha recebido sete propostas, provenientes das empresas Alsa, Barraqueiro, Gondomarense e Transdev.

A 14 de agosto, o Ministério da Economia confirmou que o consórcio espanhol TCC, ao qual havia sido adjudicado o processo anterior, não entregou a garantia bancária necessária para assumir a operação da STCP, o que fez cair a subconcessão daquela empresa e a da Metro do Porto por 10 anos. Dez dias depois, o Governo confirmou o novo lançamento do concurso de subconcessão da STCP e da Metro do Porto, a realizar-se por ajuste direto, tendo sido então disponibilizada a informação aos potenciais interessados, incluindo o consórcio TCC.

  • Cessar-fogo violado na Síria
    1:37
  • Explosão em Leicester destrói loja e apartamento

    Mundo

    Uma explosão seguida de incêndio, de causas ainda desconhecidas, este domingo à noite em Leicester, Inglaterra, foi classificada pela polícia local como um "grande incidente", que está a ser encarado como uma "operação de busca e salvamento".

    Em atualização

  • Chuva regressa nos próximos dias
    1:30
  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Pyongyang disponível para dialogar com Washington
    2:25

    Mundo

    A Coreia do Norte deu este domingo um passo inesperado ao abrir a porta ao diálogo directo com os Estados Unidos. A disponibilidade surgiu durante a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Seul. Os Estados Unidos já responderam e dizem que Pyongyang tem de resolver o dossier do programa nuclear norte-coreano.

  • Luso-canadiana quer atingir os 7 cumes mais altos dos 7 continentes
    2:08