sicnot

Perfil

Economia

Bancos portugueses pedem mais dinheiro ao BCE pela primeira vez em 4 meses

Os bancos portugueses acederam a 26.490,88 milhões de euros em agosto, um aumento de 745 milhões de euros face ao mês anterior, invertendo assim a tendência de redução verificada nos últimos quatro meses.

O Banco Central Europeu já havia dito que a "bazuca" era para usar até setembro de 2016, mas o FMI diz agora que esse instrumento poderá ter de continuar muito para lá dessa data.

O Banco Central Europeu já havia dito que a "bazuca" era para usar até setembro de 2016, mas o FMI diz agora que esse instrumento poderá ter de continuar muito para lá dessa data.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal, o setor bancário português acedeu a 26.490,88 milhões de euros, valor que compara com os 25.745,88 milhões de euros registados no mês anterior, um aumento de 745 milhões de euros.

Desde o início do ano, os bancos portugueses reduziram em 4.700 milhões de euros a sua exposição ao financiamento da instituição de Frankfurt, liderada por Mario Draghi.

Com a subida verificada em agosto, o financiamento do setor bancário português junto do BCE continua muito longe do valor máximo atingido em junho de 2012, quando os empréstimos chegaram a um valor de 60,5 mil milhões de euros.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..