sicnot

Perfil

Economia

Bancos portugueses pedem mais dinheiro ao BCE pela primeira vez em 4 meses

Os bancos portugueses acederam a 26.490,88 milhões de euros em agosto, um aumento de 745 milhões de euros face ao mês anterior, invertendo assim a tendência de redução verificada nos últimos quatro meses.

O Banco Central Europeu já havia dito que a "bazuca" era para usar até setembro de 2016, mas o FMI diz agora que esse instrumento poderá ter de continuar muito para lá dessa data.

O Banco Central Europeu já havia dito que a "bazuca" era para usar até setembro de 2016, mas o FMI diz agora que esse instrumento poderá ter de continuar muito para lá dessa data.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal, o setor bancário português acedeu a 26.490,88 milhões de euros, valor que compara com os 25.745,88 milhões de euros registados no mês anterior, um aumento de 745 milhões de euros.

Desde o início do ano, os bancos portugueses reduziram em 4.700 milhões de euros a sua exposição ao financiamento da instituição de Frankfurt, liderada por Mario Draghi.

Com a subida verificada em agosto, o financiamento do setor bancário português junto do BCE continua muito longe do valor máximo atingido em junho de 2012, quando os empréstimos chegaram a um valor de 60,5 mil milhões de euros.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.