sicnot

Perfil

Economia

Economia da zona euro cresce 1,5% no 2º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro cresceu 0,4% no segundo trimestre do ano face ao trimestre anterior e 1,5% em termos homólogos, precisamente os mesmos valores registados pela economia portuguesa, revela hoje o Eurostat.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Mal Langsdon / Reuters

De acordo com os dados do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, a economia do conjunto dos 28 Estados-membros subiu também 0,4% em cadeia (face ao primeiro trimestre do ano) e 1,9% em termos homólogos, ou seja, em comparação com o mesmo trimestre de 2014.

O crescimento em cadeia da economia europeia é ligeiramente mais brando que no primeiro trimestre do ano -- entre janeiro e março havia crescido 0,5% tanto no espaço do euro como no conjunto da UE -, mas mais robusto em termos homólogos (havia crescido, respetivamente, 1,2 e 1,7% no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado).

Entre os Estados-membros sobre os quais há dados disponíveis para o segundo trimestre, a economia cresceu em todos com exceção de França, onde se manteve estável.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC