sicnot

Perfil

Economia

Greve de pilotos Lufthansa cancela voos de e para Portugal

A greve dos pilotos da Lufthansa vai provocar o cancelamento de todos os voos de e para Portugal que se deveriam realizar amanhã, quarta-feira, disse hoje à Lusa fonte oficial da empresa.

© Ilya Naymushin / Reuters

"Todos os voos de e para Portugal que se deviam realizar amanhã [quarta-feira] estão cancelados. Os passageiros estão a ser avisados e a Lufthansa está a fazer todos os esforços para minimizar os efeitos da greve", afirmou hoje a empresa alemã.

Em causa estão oito voos: três Lisboa/Frankfurt/Lisboa, dois Lisboa/Munique/Lisboa e três Porto/Frankfurt/Porto.

A mesma fonte da Lufthansa disse ainda que os passageiros podem alterar as reservas para voos alternativos ou cancelar as reservas "sem custos adicionais".

A greve dos pilotos da Lufthansa, que hoje se iniciou, provocou até agora como estava previsto o cancelamento de 84 voos de longo curso, informou fonte da transportadora.

Entretanto, representantes do sindicato alemão Vereininung Cockpit (VC), citados pela Efe, referiram que a greve pode afetar na quarta-feira também os voos de curto e médio curso e não afastaram a possibilidade de haver semanalmente novas greves no âmbito do atual conflito laboral com a companhia aérea.

A greve de hoje, que afeta os voos de longo curso e o transporte de mercadorias, é a 13.ª em 18 meses, e teve início pelas 06:00 (05:00 em Lisboa) e terminará pelas 22:00 locais (21:00 em Lisboa).

No centro do conflito estão os planos da companhia para mudar as regras de pré-reforma de 5.400 pilotos, bem como a futura estrutura da transportadora, na qual o VC teme uma deslocalização sistemática de postos de trabalho.

Lusa

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.