sicnot

Perfil

Economia

Portugal entre os países europeus com menos evasão fiscal no IVA

Portugal era em 2013 o sétimo país com menos evasão fiscal entre os 26 países da União Europeia alvo de um estudo da Comissão Europeia, mas desceu uma posição face ao ano anterior.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O relatório 'Study to quantify and analyse the VAT Gap in the EU Member States 2015', publicado este mês pela Comissão Europeia e hoje divulgado pelo Ministério das Finanças, mostra que a diferença entre valor de receita de IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) estimada e a efetivamente cobrada era em Portugal de 9% em 2013, quando em 2012 essa diferença era de 8,7%, e colocava o país em sexto lugar da tabela.

Com menos evasão fiscal do que Portugal estavam França, Eslovénia, Luxemburgo, Suécia, Holanda e Finlândia, e com mais evasão do que Portugal estavam economias como a da Alemanha (11,2%), Dinamarca (9,3%), Reino Unido (9,8%), Espanha (16,5%), Itália (33,6%) e Grécia (34%).

"Outro dado muito significativo, revela uma queda consistente da evasão fiscal em Portugal ao longo dos últimos anos em Portugal, situando-se atualmente 40% abaixo da média da UE-26", destaca o Ministério das Finanças em comunicado.

A Roménia é o único Estado-membro estudado cuja evasão fiscal excede os 40% (com uma diferença entre a receita e o cobrado no IVA de 41,1%)".

Em termos globais, a Comissão Europeia estima que a receita perdida do IVA tenha ascendido a 168 mil milhões de euros em toda a União Europeia em 2013 (contra 165 mil milhões de euros de diferencial em 2012), o que corresponde a 15,2% das previsões de receita daquele que é um dos impostos mais rentáveis.

Lusa

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14

    Crise Migratória na Europa

    Mais de 160 pessoas foram resgatadas de uma embarcação de borracha que estava à deriva junto à zona costeira da Líbia. As imagens do resgate são de aflição, lágrimas e gritos. "Estou grávida! Estou a morrer!", disse uma das mulheres que conseguiu salvar-se. Foram ainda encontrados 13 cadáveres no fundo do barco, entre eles mães e mulheres grávidas. As imagens podem chocar as pessoas mais sensíveis.

  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.