sicnot

Perfil

Economia

Portugal entre os países europeus com menos evasão fiscal no IVA

Portugal era em 2013 o sétimo país com menos evasão fiscal entre os 26 países da União Europeia alvo de um estudo da Comissão Europeia, mas desceu uma posição face ao ano anterior.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O relatório 'Study to quantify and analyse the VAT Gap in the EU Member States 2015', publicado este mês pela Comissão Europeia e hoje divulgado pelo Ministério das Finanças, mostra que a diferença entre valor de receita de IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) estimada e a efetivamente cobrada era em Portugal de 9% em 2013, quando em 2012 essa diferença era de 8,7%, e colocava o país em sexto lugar da tabela.

Com menos evasão fiscal do que Portugal estavam França, Eslovénia, Luxemburgo, Suécia, Holanda e Finlândia, e com mais evasão do que Portugal estavam economias como a da Alemanha (11,2%), Dinamarca (9,3%), Reino Unido (9,8%), Espanha (16,5%), Itália (33,6%) e Grécia (34%).

"Outro dado muito significativo, revela uma queda consistente da evasão fiscal em Portugal ao longo dos últimos anos em Portugal, situando-se atualmente 40% abaixo da média da UE-26", destaca o Ministério das Finanças em comunicado.

A Roménia é o único Estado-membro estudado cuja evasão fiscal excede os 40% (com uma diferença entre a receita e o cobrado no IVA de 41,1%)".

Em termos globais, a Comissão Europeia estima que a receita perdida do IVA tenha ascendido a 168 mil milhões de euros em toda a União Europeia em 2013 (contra 165 mil milhões de euros de diferencial em 2012), o que corresponde a 15,2% das previsões de receita daquele que é um dos impostos mais rentáveis.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Samsung vai vender modelos reparados do Galaxy Note 7

    Economia

    A Samsung Electronics anunciou hoje que vai vender e alugar telemóveis reparados do modelo Galaxy Note 7 depois de no ano passado a empresa ter decidido suspender a respetiva produção devido a incêndios nas baterrias de íon-lítio.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.