sicnot

Perfil

Economia

Crédit Agricole negoceia multa até mil milhões dólares EUA por violar embargo

O banco francês Crédit Agricole está em vias de concluir um acordo com a Justiça dos EUA, que implica pagar uma multa de até mil milhões de dólares (891 milhões de euros), por ter violado embargos impostos por Washington.

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

A situação foi comunicada à agência de notícias AFP por envolvidos no processo.

Este compromisso está em vias de ser alcançado com as cinco principais entidades estatais norte-americanas envolvidos no dossiê das alegadas violações dos embargos impostos pelos EUA ao Sudão e ao Irão, segundo aquelas fontes, que solicitaram o anonimato.

O acordo deve ser anunciado nas próximas semanas.

As autoridades envolvidas são o Departamento da Justiça, o regulador dos serviços financeiros do Estado de Nova Iorque, a Reserva Federal, o Departamento do Tesouro e a Procuradoria de Manhattan, em Nova Iorque.

Contactado pela AFP, o Crédit Agricole recusou fazer comentários.

No início de agosto, o banco francês anunciou que tinha colocado 1,6 mil milhões de euros de parte destinados à resolução de litígios e revelou que estava em negociações "avançadas" com as autoridades norte-americanas.

Aquelas entidades acusam o banco de ter movimentado milhares de milhões de dólares por conta das entidades submetidas a embargo decretado pelos EUA.

Um caso parecido, envolvendo o banco francês BNP Paribas, saldou-se em 2014 com uma multa recorde e o desembolso da soma de 8,9 mil milhões de dólares, bem como a demissão do administrador-delegado, Georges Chodron de Courcel.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25