sicnot

Perfil

Economia

Défice da balança comercial portuguesa voltou a melhorar

O défice da balança comercial portuguesa, que reflete a diferença entre o que o país importa e exporta, voltou a melhorar. Diminuiu 175 milhões de euros, revela o Instituto Nacional de Estatística.

As exportações cresceram 5,6% em julho face ao mesmo mês do ano passado, ao passo que as importações diminuiram 1,1. Um resultado conseguido sobretudo graças às vendas para outros países da União Europeia.

Já em relação às compras feitas ao estrangeiro, a redução fica a dever-se ao comércio extra-comunitário e resulta em boa parte da descida dos preços do petróleo. Esta redução mais que compensou a subida das importações a países da União Europeia que foi provocada, essencialmente, pela entrada de automóveis no país.

O INE reviu ainda os dados da balança comercial de 2014. A diferença é pequena face aos resultados preliminares, com as exportações a registarem uma subida de 1,7% e as importações 3,4.

  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36