sicnot

Perfil

Economia

Ministros das Finanças europeus em reunião informal invulgarmente tranquila

Os ministros das Finanças europeus reúnem-se, entre hoje e sábado, no Luxemburgo, no tradicional encontro informal de "rentrée", desta feita com uma agenda pacífica, depois da turbulenta maratona de reuniões antes do verão devido à crise grega.

Arquivo

Arquivo

EPA

Alcançado o acordo sobre o terceiro programa de ajuda à Grécia, já em vigor, e à espera do desfecho das eleições naquele país agendadas para 20 de setembro próximo, a discussão dos ministros das Finanças da zona euro, no sábado, limitar-se-á por isso a um ponto da situação, sendo que não há muito a discutir já que o período pré-eleitoral não permite implementação legislativa.

Hoje, os ministros das Finanças, reunidos a 28 (no formato Ecofin, pois desta vez a reunião a 19, o Eurogrupo, terá lugar apenas no segundo dia de trabalhos) vão discutir, entre outros assuntos, o "plano Juncker" de investimento, com o qual Bruxelas pretende mobilizar, ainda a partir do ano em curso, 315 mil milhões de euros em investimentos públicos e privados, ao longo dos próximos três anos, para impulsionar a retoma da economia.

À margem dos encontros Ecofin e Eurogrupo, haverá lugar a uma reunião dos 11 países que se comprometeram a implementar um imposto sobre as transações financeiras, entre os quais Portugal, que tentarão acordar os detalhes técnicos do projeto, que tarda em ver a luz do dia.

Portugal estará representado nas reuniões pela ministra Maria Luís Albuquerque.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.