sicnot

Perfil

Economia

Membro do BCE diz que modelo de governação da zona euro é insuficiente

O sistema de governação económica e monetária dos 19 países da zona euro não vai gerar o crescimento necessário para atingir o pleno emprego nem reduzir a dívida, disse hoje o membro do Banco Central Europeu Benoit Coeure.

Michel Euler

"A moldura de governação, como existe atualmente, não é apropriada para o objetivo de gerar o crescimento forte e sustentável que é necessário", disse o membro do Banco Central Europeu Benoit Coeure, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião dos ministros das finanças dos países da zona euro, que decorreu no Luxemburgo.

"Precisamos de aumentar a partilha da soberania sobre as políticas fiscais, económicas e financeiras", defendeu o banqueiro, salientando que "a convicção do Banco Central Europeu é que a crise grega foi apenas o mais recente exemplo das questões profundas na União Económica e Monetária".

Citado pela agência Bloomberg, Coeure acrescentou que "olhando para trás, a moldura institucional claramente não era suficientemente forte para incluir políticas estruturais e orçamentais que pudessem prevenir desequilíbrios, e é isso que queremos evitar".

Depois de ajudar os bancos e os governos a lidar com a crise da dívida soberana nos últimos cinco anos, os dirigentes do BCE estão agora a defender uma mudança radical na maneira como a moeda única funciona, escreve a Bloomberg, lembrando que o próprio presidente do BCE, Mario Draghi, assinou também um relatório este ano com mais quatro outros líderes de instituições europeias que defende mais decisões tomadas em conjunto no curto prazo e um Tesouro da zona euro a longo prazo.

Lusa

  • Juízes desmarcam greve prevista para início de outubro

    País

    A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) desmarcou a greve que tinha convocado para 03 e 04 de outubro, disse hoje à Lusa a presidente da estrutura sindical. Segundo Manuela Paupério, a paralisação foi desconvocada após a ASJP ter verificado "grande abertura" dos grupos parlamentares para "discutir integralmente" o estatuto dos magistrados judiciais.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.