sicnot

Perfil

Economia

Membro do BCE diz que modelo de governação da zona euro é insuficiente

O sistema de governação económica e monetária dos 19 países da zona euro não vai gerar o crescimento necessário para atingir o pleno emprego nem reduzir a dívida, disse hoje o membro do Banco Central Europeu Benoit Coeure.

Michel Euler

"A moldura de governação, como existe atualmente, não é apropriada para o objetivo de gerar o crescimento forte e sustentável que é necessário", disse o membro do Banco Central Europeu Benoit Coeure, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião dos ministros das finanças dos países da zona euro, que decorreu no Luxemburgo.

"Precisamos de aumentar a partilha da soberania sobre as políticas fiscais, económicas e financeiras", defendeu o banqueiro, salientando que "a convicção do Banco Central Europeu é que a crise grega foi apenas o mais recente exemplo das questões profundas na União Económica e Monetária".

Citado pela agência Bloomberg, Coeure acrescentou que "olhando para trás, a moldura institucional claramente não era suficientemente forte para incluir políticas estruturais e orçamentais que pudessem prevenir desequilíbrios, e é isso que queremos evitar".

Depois de ajudar os bancos e os governos a lidar com a crise da dívida soberana nos últimos cinco anos, os dirigentes do BCE estão agora a defender uma mudança radical na maneira como a moeda única funciona, escreve a Bloomberg, lembrando que o próprio presidente do BCE, Mario Draghi, assinou também um relatório este ano com mais quatro outros líderes de instituições europeias que defende mais decisões tomadas em conjunto no curto prazo e um Tesouro da zona euro a longo prazo.

Lusa

  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08
  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.