sicnot

Perfil

Economia

Membro do BCE diz que modelo de governação da zona euro é insuficiente

O sistema de governação económica e monetária dos 19 países da zona euro não vai gerar o crescimento necessário para atingir o pleno emprego nem reduzir a dívida, disse hoje o membro do Banco Central Europeu Benoit Coeure.

Michel Euler

"A moldura de governação, como existe atualmente, não é apropriada para o objetivo de gerar o crescimento forte e sustentável que é necessário", disse o membro do Banco Central Europeu Benoit Coeure, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião dos ministros das finanças dos países da zona euro, que decorreu no Luxemburgo.

"Precisamos de aumentar a partilha da soberania sobre as políticas fiscais, económicas e financeiras", defendeu o banqueiro, salientando que "a convicção do Banco Central Europeu é que a crise grega foi apenas o mais recente exemplo das questões profundas na União Económica e Monetária".

Citado pela agência Bloomberg, Coeure acrescentou que "olhando para trás, a moldura institucional claramente não era suficientemente forte para incluir políticas estruturais e orçamentais que pudessem prevenir desequilíbrios, e é isso que queremos evitar".

Depois de ajudar os bancos e os governos a lidar com a crise da dívida soberana nos últimos cinco anos, os dirigentes do BCE estão agora a defender uma mudança radical na maneira como a moeda única funciona, escreve a Bloomberg, lembrando que o próprio presidente do BCE, Mario Draghi, assinou também um relatório este ano com mais quatro outros líderes de instituições europeias que defende mais decisões tomadas em conjunto no curto prazo e um Tesouro da zona euro a longo prazo.

Lusa

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46