sicnot

Perfil

Economia

Produtores de leite dizem que ajuda atribuída a Portugal é "baixa"

O secretário-geral da Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (Fenalac) afirmou que a ajuda de Bruxelas é "bem-vinda", mas lamentou o reduzido valor da verba atribuída a Portugal face a países como Espanha.

Lusa

"Qualquer ajuda neste momento é bem-vinda e é positiva, não queremos menorizar a ajuda que será concedida aos produtores de leite nacionais porque a situação é muito grave (...), mas o envelope nacional é muito baixo", disse Fernando Cardoso à Agência Lusa.

Portugal vai receber 4,8 milhões de euros de ajudas para apoiar o setor do leite e produtos lácteos, de um total de 420 milhões distribuídos por todos os Estados-membros, foi hoje divulgado em Bruxelas.

Nas contas da Fenalac, se este montante for dividido pelas cerca de 6 mil explorações existentes em Portugal, o valor da ajuda será de cerca de 800 euros por unidade produtiva, sendo que se o cálculo for feito em função do litro de leite produzido, o quantitativo será de 0,25 cêntimos por litro de leite, insuficiente, segundo Fernando Cardoso, para compensar a descida do preço do leite, que caiu de 33 para 28 cêntimos nos últimos doze meses.

"É uma relação muito desequilibrada", comentou.

O dirigente da Fenalac questionou ainda a discrepância do pacote de ajudas atribuídas a Portugal face a Espanha.

"Nós temos uma ajuda de 4,8 milhões de euros, enquanto o nosso concorrente mais próximo, que é a Espanha recebeu uma ajuda cinco vezes superior, embora só produza três vezes mais", frisou, apelando a que diferença seja compensada para não deixar Portugal em desvantagem face aos seus concorrentes.

Fernando Cardoso lançou ainda um alerta, face a "algumas pressões políticas para que haja algum tipo de discriminação regional", sublinhando que os montantes são demasiado reduzidos para que sejam introduzidos "critérios regionais ou políticos" que desvirtuem a distribuição das ajudas.

"A crise atingiu os produtores de todo o país de forma transversal", salientou.

Quanto às ajudas para a armazenagem privada de produtos lácteos, um mecanismo que está também incluído no pacote hoje anunciado pelo comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, Fernando Cardoso adiantou que a medida nunca foi solicitada pelos operadores nacionais, mas admitiu que pode "ser importante para aliviar alguma quantidade de produtos acabados no mercado europeu", tendo efeitos positivos, ainda que indiretos, para Portugal.

Lusa

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC