sicnot

Perfil

Economia

Grupo Inditex aumenta lucros para 1,2 mil M€ em meio ano

O grupo Inditex, dono de marcas de roupa como a Zara ou a Massimo Dutti, registou lucros de 1,166 mil milhões de euros no primeiro semestre do ano, um aumento de 26% face ao mesmo período de 2014.

© Andrea Comas / Reuters

Com a Ásia e a América como principais motores de crescimento, o grupo têxtil galego conseguiu vendas no valor de 9,421 mil milhões de euros na primeira metade do exercício fiscal, ou seja de 01 de fevereiro a 31 de julho. Ou seja, as vendas cresceram 16,5% do que no mesmo período do ano passado.

A companhia, fundada por Amancio Ortega e presidida, atualmente, por Pablo Isla, assinalou que o ritmo de crescimento se mantém no terceiro trimestre, uma vez que as vendas aumentaram 16% a taxas de câmbio constantes no período de 01 de agosto a 10 de setembro. A indicação da Inditex é relevante porque nesse período a sua maior rival a nível mundial, a H&M, registou um decréscimo que atribuiu à onda de calor na Europa.

Destes 16,5% de crescimento nas vendas, 2,5 pontos devem-se a taxas de câmbio favoráveis devido à depreciação do euro. Já o crescimento nas lojas (sem contar com as novas aberturas) foi de sete pontos. Os sete pontos percentuais restantes devem-se às novas lojas.

Por marcas, a Zara Home foi a que mais cresceu (22%), seguida da Zara (18%). A principal cadeia do grupo representa 6.140 dos 9.421 milhões que a Inditex fatura.

Em todas as cadeias, as vendas subiram mais de 10% com exceção da Massimo Dutti (9%) e da Uterqüe (5%).

Por regiões, a Europa (sem contar com Espanha) concentra a maior parte das vendas, com 42,7%, mas perde quase três pontos sobre o total. O peso de Espanha também se reduziu para 17,4% do total, uma vez que o crescimento deste mercado foi de 6%, mas inferior à média do grupo.

A região 'Ásia e Resto do Mundo' já representa 25,2% do total de vendas.

O forte crescimento das vendas tem impacto direto nas margens. A margem bruta aumentou em 17%, o resultado bruto operacional (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, ou EBITDA) melhoraram 22% para 1,970 mil milhões de euros e o resultado de exploração (EBIT) cresceu 25% para 1,489 mil milhões.

A empresa fechou o primeiro semestre com uma posição de tesouraria líquida de 4,354 mil milhões de euros, um recorde na história da empresa e mais mil milhões do que em 2014. Ou seja, a Inditex não tem dívida (apenas 11 milhões) e tem em caixa, em investimentos financeiros e equivalentes cerca de 4,365 mil milhões de euros.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.