sicnot

Perfil

Economia

Balança de operações correntes da zona euro com excedente de 22,6 mil M€ em julho

A balança de operações correntes da zona euro registou em julho um excedente de 22,6 mil milhões de euros, face aos 16,5 mil milhões do período homólogo e aos 29,9 mil milhões de junho, segundo o Eurostat.

Reuters/ Arquivo

Já no conjunto da União Europeia (UE), a balança de operações correntes registou um excedente de 12,0 mil milhões de euros, que compara com 4,6 mil milhões do período homólogo e 14,6 mil milhões de junho.

De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da UE, em julho, o excedente da conta de bens dos países da moeda única aumentou para 26,9 mil milhões de euros, quer face aos 19,5 mil milhões do período homólogo, quer na comparação com os 26,6 mil milhões de junho.

Já a conta de serviços viu o seu excedente contrair de 5,6 mil milhões em junho para 3,6 mil milhões em julho, tendência também verificada na comparação homóloga, quando o saldo foi de 5,5 mil milhões positivos.

No que respeita às contas primárias, o excedente aumentou para os 2,8 mil milhões, face aos 2,6 mil milhões do mês homólogo e aos 1,2 mil milhões de junho.

O défice da conta de receitas secundárias agravou-se para os -10,7 mil milhões de euros, face aos -8,4 mil milhões de euros registados em março, mas recuando na comparação com os -11,1 do mês homólogo.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira