sicnot

Perfil

Economia

Portugal amortiza 10,6 mil milhões ao FMI até dezembro

O Governo português vai pagar ao Fundo Monetário Internacional 10,6 mil milhões de euros, até ao fim do ano, segundo o Diário de Notícias. Esta quantia é vinte vezes superior ao que estava previsto até dezembro.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O Diário de Notícias revela que Portugal devia pagar 500 milhões e vai afinal conseguir devolver antecipadamente 10,6 mil milhões de euros ao FMI.

Para amortizar este valor, o Governo contraiu uma dívida, Pedindo emprestados mais 6,4 mil milhões de euros, mas a juros bem mais baixos do que os cobrados pelo fundo.

Assim, só em juros, Portugal vai poupar 730 milhões de euros em quatro anos.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02