sicnot

Perfil

Economia

Lucro das seguradoras sobe 68% para 432 M€ no primeiro semestre

O resultado líquido das companhias de seguros que operam no mercado português subiu 68% para 432 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, face aos 257 milhões de euros registados em igual período de 2014, segundo a ASF.

SIC

Segundo a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), das 47 empresas de seguros que atuam em Portugal e que estão sob sua supervisão, 37 apresentaram resultados positivos.

Os números hoje apresentados pelo supervisor do setor segurador são semelhantes aos avançados no início do mês pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS), que apontou para um lucro global do setor de 458 milhões de euros, uma subida homóloga superior a 70% face ao primeiro semestre de 2014.

A diferença é explicada pelo facto de nem todos os membros da APS serem supervisionados pela ASF.

A APS revelou na altura em que divulgou os seus números que a venda de dívida soberana durante o primeiro semestre deste ano foi a principal responsável para o crescimento do lucro das seguradoras que operam em Portugal

Quanto à margem de solvência, a ASF indicou hoje que a taxa de cobertura das empresas por si supervisionadas situou-se, no final de junho, em 216%.

"As entidades que exploram exclusivamente o ramo Vida apresentaram uma taxa de cobertura inferior à dos operadores dos ramos Não Vida (203% e 234%, respetivamente)", realçou a entidade liderada por José Almaça, acrescentando que "as empresas mistas apresentaram um rácio de cobertura de 221%".

Lusa

  • O insólito cartão amarelo mostrado a Felipe

    Desporto

    Aos 53 minutos do jogo desta quarta-feira entre o Sporting e o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, Jorge Sousa apercebe-se que Felipe enganou-se na camisola que vestiu ao intervalo. O defesa central reentrou com a camisola de Soares. O árbitro mostrou o cartão amarelo e mandou o jogador para o banco trocar de camisola.

  • Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais

    País

    Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.

  • PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
    1:19

    Economia

    O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.

  • A morte anunciada da ETA

    Mundo

    A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.