sicnot

Perfil

Economia

Lucro das seguradoras sobe 68% para 432 M€ no primeiro semestre

O resultado líquido das companhias de seguros que operam no mercado português subiu 68% para 432 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, face aos 257 milhões de euros registados em igual período de 2014, segundo a ASF.

SIC

Segundo a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), das 47 empresas de seguros que atuam em Portugal e que estão sob sua supervisão, 37 apresentaram resultados positivos.

Os números hoje apresentados pelo supervisor do setor segurador são semelhantes aos avançados no início do mês pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS), que apontou para um lucro global do setor de 458 milhões de euros, uma subida homóloga superior a 70% face ao primeiro semestre de 2014.

A diferença é explicada pelo facto de nem todos os membros da APS serem supervisionados pela ASF.

A APS revelou na altura em que divulgou os seus números que a venda de dívida soberana durante o primeiro semestre deste ano foi a principal responsável para o crescimento do lucro das seguradoras que operam em Portugal

Quanto à margem de solvência, a ASF indicou hoje que a taxa de cobertura das empresas por si supervisionadas situou-se, no final de junho, em 216%.

"As entidades que exploram exclusivamente o ramo Vida apresentaram uma taxa de cobertura inferior à dos operadores dos ramos Não Vida (203% e 234%, respetivamente)", realçou a entidade liderada por José Almaça, acrescentando que "as empresas mistas apresentaram um rácio de cobertura de 221%".

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..