sicnot

Perfil

Economia

Meta do défice de 2015 comprometida, diz UTAO

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) concluiu que a meta do défice de 2015 está mesmo ameaçada após analisar os dados do primeiro semestre divulgados esta semana pelo INE.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A UTAO diz mesmo que a própria saída do Procedimento dos Défices Excessivos pode estar comprometida, o que significa que o défice deste ano poderá ficar, uma vez mais, acima dos 3% exigidos em Bruxelas.

Pelas contas da UTAO, o défice do primeiro semestre representa quase 85% da meta, que era de 2,7%.

Embora reconheça que o desempenho das contas públicas habitualmente melhora na segunda metade do ano, os técnicos do Parlamento avisam que, para se cumprir o objectivo, o défice do segundo semestre teria de ser de apenas 0,9%. Um cenário que a UTAO considera particularmente difícil de atingir, sobretudo num ano de eleições.

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Político indiano oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.