sicnot

Perfil

Economia

Objetivo do crescimento da receita fiscal ultrapassado em agosto

NOTÍCIA SIC

O objetivo do crescimento da receita fiscal previsto no Orçamento de Estado deste ano foi utrapassado em agosto. A SIC sabe que o crédito fiscal acumulado poderá permitir a devolução de parte da sobretaxa de IRS, mas o valor dessa devolucão só será conhecido depois de dezembro.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Os dados da Execução Orçamental dos primeiros oito meses do ano são divulgados esta tarde. A Direcção-geral do Orçamento vai dar a conhecer o valor do défice contabilizado até ao mês passado.

Em julho, as contas das administrações públicas registaram uma melhoria de 423 milhões de euros em comparação com o mesmo período do ano passado.

Ontem, a ministra das Finanças antecipou que os dados da execução que serão divulgados esta tarde são positivos e estão na base da confiança do Governo quanto ao cumprimento das metas de défice.

Na quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatística divulgou o défice até junho que atingiu os 4,7%. O valor é superior aos 2,7% estabelecidos como meta pelo Governo.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.