sicnot

Perfil

Economia

Volkswagen promete solução para eliminar manipulação das emissões

O grupo alemão Volkswagen anunciou hoje que vai apresentar brevemente uma solução que elimine a manipulação das emissões de gases poluentes dos seus carros a gasóleo instalado em 11 milhões de veículos.

© Jim Young / Reuters

Um porta-voz da empresa, que atravessa o pior escândalo da sua história, disse hoje em Wolfsburgo, sede do grupo Volkswagen, que a adoção das medidas nada custará aos proprietários dos automóveis afetados.

"Os custos são enormes mas é totalmente compreensível que não serão os clientes a assumi-los", enfatizou o porta-voz do grupo Volkswagen.

Nas próximas semanas o maior fabricante de veículos do mundo estará pronto para estabelecer um calendário para incorporar a solução nos 11 milhões de veículos em que se identificou como portadores do 'software' que manipula as emissões de gases poluentes.

A empresa considera que a partir da próxima semana os concessionários serão capazes de comunicar aos clientes as datas concretas para a revisão.

A Volkswagen está em contacto com as autoridades de todos os países onde se venderam veículos manipulados, acrescentou o porta-voz.

Lusa

  • Roger Moore, o ator que foi 007 e um Santo
    1:26

    Cultura

    Morreu Roger Moore. O ator britânico tinha 89 anos e morreu na Suíça, vítima de cancro. Ficou conhecido pelo mítico papel de James Bond entre os anos 70 e 80, tendo sido o ator que mais tempo se manteve no papel. Em 2003, foi condecorado pela rainha Isabel II e tornou-se Sir Roger Moore.

  • Ucrânia limita utilização do russo na televisão

    Mundo

    O Parlamento da Ucrânia aprovou esta terça-feira uma lei que determina que três quartos dos programas televisivos dos canais nacionais devem ser transmitidos em ucraniano, medida que visa limitar o uso da língua russa naquele país.