sicnot

Perfil

Economia

Brasil em "declínio dramático" no índice de competitividade

O Brasil desceu 18 lugares no índice mundial de competitividade de 2015-2016, divulgado hoje pelo Fórum Económico Mundial e que classifica a queda do país como "um declínio dramático".

Jorge Saenz

Atualmente na 75.ª posição entre 140 países (no ano passado ocupava a 57.ª), o Brasil está em 103.º lugar no que se refere a equipamentos básicos, em 55.º no que respeita a potenciadores de eficiência e em 64.º no que concerne aos fatores de inovação e sofisticação, revela o documento.

No documento lê-se que o Brasil, tal como dois outros países latino-americanos, a Bolívia e El Salvador, "sofrem com a deterioração das instituições e o fraco desempenho macroeconómico".

Ainda de acordo com o relatório, o país tem como fatores "mais problemáticos" para o desenvolvimento de negócios a elevada carga fiscal, a legislação laboral restritiva e a corrupção, com os analistas a destacarem o peso dos "escândalos" nesta última vertente.

Com "baixas perspetivas de crescimento", o Brasil beneficia, contudo, da dimensão do seu mercado, sendo ainda destacadas a literacia tecnológica e a melhoria significativa na qualidade das infraestruturas e transportes aéreos (subiu 18 lugares, para 95.º).

Os analistas do Fórum Económico Mundial assinalam, por outro lado, a necessidade de "importantes reformas" para providenciar melhor qualidade na educação.

O índice mundial de competitividade - que avalia 12 pilares (da educação aos mercados financeiros) - é liderado pela Suíça, seguida de Singapura e dos Estados Unidos.

Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC