sicnot

Perfil

Economia

Confiança dos consumidores em máximos desde junho de 2001

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em setembro, batendo máximos desde junho de 2001, enquanto o indicador de clima económico estabilizou pelo segundo mês consecutivo, divulgou hoje o INE.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O Instituto Nacional de Estatística (INE) destaca que o indicador de confiança dos consumidores manteve "a tendência ascendente observada desde o início de 2013 e registando o valor mais elevado desde junho de 2001".

Já o indicador de clima económico, disponível até setembro, estabilizou pelo segundo mês consecutivo, tendo caído na indústria transformadora e no comércio, estabilizado na construção e obras públicas e aumentado ligeiramente nos serviços.

O instituto de estatísticas justifica o aumento do indicador de confiança dos consumidores com "o contributo positivo" das perspetivas sobre a evolução da poupança e das expectativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar e da situação económica do país, "mais significativo no primeiro caso".

Já o indicador de confiança da indústria transformadora "diminuiu de forma ténue em setembro", devido "ao contributo negativo de todas as componentes", perspetivas de produção, apreciações sobre os 'stocks' de produtos acabados e relativas à procura global.

O indicador de confiança da construção e obras públicas manteve-se estável devido à "evolução positiva das perspetivas de emprego e da evolução negativa das opiniões sobre a carteira de encomendas", enquanto o indicador de confiança do comércio agravou-se ligeiramente no último mês, refletindo o contributo negativo das expectativas de atividade e das apreciações sobre o volume de vendas, "mais significativo no primeiro caso".

Pelo contrário, o indicador de confiança dos serviços "recuperou de forma ténue em setembro", devido ao comportamento positivo das opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas e sobre a atividade da empresa, uma vez que as perspetivas sobre a evolução da procura agravaram-se, explica o INE.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.