sicnot

Perfil

Economia

Confiança dos consumidores em máximos desde junho de 2001

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em setembro, batendo máximos desde junho de 2001, enquanto o indicador de clima económico estabilizou pelo segundo mês consecutivo, divulgou hoje o INE.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O Instituto Nacional de Estatística (INE) destaca que o indicador de confiança dos consumidores manteve "a tendência ascendente observada desde o início de 2013 e registando o valor mais elevado desde junho de 2001".

Já o indicador de clima económico, disponível até setembro, estabilizou pelo segundo mês consecutivo, tendo caído na indústria transformadora e no comércio, estabilizado na construção e obras públicas e aumentado ligeiramente nos serviços.

O instituto de estatísticas justifica o aumento do indicador de confiança dos consumidores com "o contributo positivo" das perspetivas sobre a evolução da poupança e das expectativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar e da situação económica do país, "mais significativo no primeiro caso".

Já o indicador de confiança da indústria transformadora "diminuiu de forma ténue em setembro", devido "ao contributo negativo de todas as componentes", perspetivas de produção, apreciações sobre os 'stocks' de produtos acabados e relativas à procura global.

O indicador de confiança da construção e obras públicas manteve-se estável devido à "evolução positiva das perspetivas de emprego e da evolução negativa das opiniões sobre a carteira de encomendas", enquanto o indicador de confiança do comércio agravou-se ligeiramente no último mês, refletindo o contributo negativo das expectativas de atividade e das apreciações sobre o volume de vendas, "mais significativo no primeiro caso".

Pelo contrário, o indicador de confiança dos serviços "recuperou de forma ténue em setembro", devido ao comportamento positivo das opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas e sobre a atividade da empresa, uma vez que as perspetivas sobre a evolução da procura agravaram-se, explica o INE.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC