sicnot

Perfil

Economia

BPI cria nova sociedade para gerir participações nos bancos africanos

O Banco BPI apresentou um projeto de cisão que visa criar uma nova sociedade que vai gerir as participações que detém no Banco de Fomento Angola (BFA), no Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em Moçambique, e no BPI Moçambique.

"Através desta operação será destacado do Banco BPI o conjunto patrimonial que integra as participações sociais correspondentes a 50,1% do capital social do Banco de Fomento Angola (BFA), a 30% do capital social no Banco Comercial e de Investimentos e a 100% do capital social no BPI Moçambique - Sociedade de Investimento", anunciou hoje em comunicado o banco liderado por Fernando Ulrich.

Para a "Nova Sociedade", como o banco a designou, vão ser também transferidos os ativos e posições jurídicas relacionados com a atividade das unidades económicas que vão ser destacadas.

A Nova Sociedade terá um capital social de 46 milhões de euros (1,45 mil milhões de ações com um valor de emissão unitário de 0,03170603647 euros) e, na data de produção de efeitos da cisão, "será atribuída aos acionistas do Banco BPI uma ação da Nova Sociedade por cada ação do Banco BPI detida", revelou o banco.

"As ações da Nova Sociedade serão objeto de pedido de admissão à negociação no Euronext Lisbon", informou o BPI.

Além de alertar que este projeto de cisão só avança depois das necessárias autorizações (quer dos acionistas, quer dos credores, quer dos reguladores), o banco avançou ainda com uma outra novidade ao mercado.

"O Conselho de Administração tomou conhecimento de uma manifestação de interesse em adquirir uma participação minoritária no capital social do BFA", revelou.

E acrescentou: "A esse propósito, e sem prejuízo do prosseguimento do processo da operação de cisão acima referida, o Conselho de Administração manifestou a sua disponibilidade para receber e analisar uma proposta que concretize a referida manifestação de interesse, bem como propostas de outras entidades que permitam alcançar uma solução para a situação referida no primeiro parágrafo".

Ora, no primeiro parágrafo mencionado no comunicado disponibilizado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o BPI explicou que este projeto de cisão tem por objetivo "solucionar a ultrapassagem do limite dos grandes riscos" relacionados com a operação angolana do banco, depois de terem sido revistas as regras europeias sobre a exposição de instituições bancárias da União Europeia (UE) a entidades que atuam noutros países.

Lusa

  • Não há aumentos salariais no Estado para o ano
    1:18

    Economia

    O ministro das Finanças confirma a alteração dos escalões de IRS em 2018. É uma das medidas prioritárias para o próximo ano, a par do descongelamento das carreiras na função pública. Numa entrevista à Antena 1, Mário Centeno admite que não vai haver aumentos salariais no Estado no próximo ano

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Novos casos de tuberculose caíram para metade

    País

    Portugal reduziu para metade o número de novos casos de tuberculose entre 2000 e 2016, segundo um relatório hoje divulgado, que mostra que, no ano passado, a taxa de incidência da doença foi de 18 por 100 mil habitantes.

  • Julgamento de Pedro Dias só deve começar após as férias judiciais
    2:59

    País

    O Tribunal da Guarda vai juntar o homicídio de Liliane Pinto ao processo principal dos crimes de Aguiar da Beira. Pedro Dias será interrogado em julho, mas o julgamento só deve começar depois das férias judiciais. No interrogatório judicial de 10 de novembro do ano passado, Pedro Dias ficou em silêncio.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.

  • Bombeiro alvejado durante assalto em Buenos Aires
    1:07

    Mundo

    A polícia argentina está a investigar o assalto e a agressão a tiro a um bombeiro em Buenos Aires. O homem de 30 anos foi atacado por três jovens, o momento foi captado pelas câmaras de videovigilância. As imagens mostram o exato momento em que o bombeiro foi atacado pelo grupo, perto de um quiosque de alimentação automático. De acordo com as informações disponíveis, a vítima terá sido alvejada seis vezes.