sicnot

Perfil

Economia

Autoridade da Concorrência aprova venda da TAP

A Autoridade da Concorrência aprovou a venda da TAP ao consórcio Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa. A decisão final do regulador é justificada num curto comunicado, onde argumenta que o negócio não coloca entraves à concorrência nos vários mercados onde a TAP opera.

A instabilidade laboral dos primeiros meses do ano justificam a quebra, assim como o fecho de algumas rotas.

A instabilidade laboral dos primeiros meses do ano justificam a quebra, assim como o fecho de algumas rotas.

© Paulo Whitaker / Reuters

É mais um passo para que a privatização seja concretizada.

Fica ainda a faltar a autorização da Autoridade Nacional da Aviação Civil, que deverá analisar um dos pontos mais polémicos do negócio: A questão do efetivo controlo da TAP depois da privatização.

As regras comunitárias impôem que a transportadora fique em mãos europeias. Humberto Pedrosa tem 51% do consórcio, mas o verdadeiro poder do português tem sido questionado.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.