sicnot

Perfil

Economia

Autoridade da Concorrência aprova venda da TAP

A Autoridade da Concorrência aprovou a venda da TAP ao consórcio Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa. A decisão final do regulador é justificada num curto comunicado, onde argumenta que o negócio não coloca entraves à concorrência nos vários mercados onde a TAP opera.

A instabilidade laboral dos primeiros meses do ano justificam a quebra, assim como o fecho de algumas rotas.

A instabilidade laboral dos primeiros meses do ano justificam a quebra, assim como o fecho de algumas rotas.

© Paulo Whitaker / Reuters

É mais um passo para que a privatização seja concretizada.

Fica ainda a faltar a autorização da Autoridade Nacional da Aviação Civil, que deverá analisar um dos pontos mais polémicos do negócio: A questão do efetivo controlo da TAP depois da privatização.

As regras comunitárias impôem que a transportadora fique em mãos europeias. Humberto Pedrosa tem 51% do consórcio, mas o verdadeiro poder do português tem sido questionado.

  • Mergulhadores espanhóis e forenses envolvidos nas buscas no rio Minho
    0:35

    País

    A Polícia Marítima confirmou à SIC que já estão a ser efetuados os primeiros mergulhos à superfície com uma equipa de mergulhadores espanhóis, que foram os primeiros a chegar a local. Durante a tarde desde domingo deve chegar ao local a equipa de mergulhadores forenses de Lisboa para ajudaram nas operações de busca ao pescador que desapareceu ontem à noite de em Alvaredo, concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00