sicnot

Perfil

Economia

Bolsas europeias em alta sustentadas por dados dos EUA e eleições em Portugal

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta sustentadas, segundo analistas citados pela agência Efe, pelos dados do emprego nos Estados Unidos divulgados na sexta-feira e pelos resultados das eleições de domingo em Portugal.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Cerca das 09:30 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a subir 2,49% para 3.164,93 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt estavam em alta, a subirem 1,88%, 2,51% e 1,91%, respetivamente, bem como as de Madrid e de Milão, que estavam a avançar 2,60% e 1,98%.

Depois de ter aberto em alta, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 09:30, o principal índice, o PSI20, estava a valorizar-se 1,90% para 5.317,31 pontos.

Em Nova Iorque, Wall Street terminou em alta na sexta-feira, com o Dow Jones a subir 1,23% para 16.472,37 pontos, depois de ter subido a 19 de maio passado até aos 18.312,39 pontos, o atual máximo de sempre desde que foi criado.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1231 dólares, contra 1,1231 dólares no fecho de sexta-feira.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou na sexta-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,1160 dólares.

Os investidores optaram hoje por se fixarem nas "boas notícias", tendo assim festejado o resultado das eleições portuguesas, nas quais o partido no Governo venceu, mas sem maioria absoluta, referem analistas citados pela agência Efe.

Em relação aos indicadores da economia norte-americana, os investidores confiam que depois dos dececionantes dados do emprego a Reserva Federal adiará a subida das taxas de juro para o próximo ano.

Esta semana, os investidores esperam a publicação de um único indicador, designadamente as vendas a retalho da zona euro.

Entretanto, o escândalo sobre as emissões dos veículos a diesel do grupo Volkswagen mantém-se no centro da atenção dos investidores.

O barril de petróleo Brent, para entrega em novembro, abriu hoje em alta, a cotar-se a 48,37 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,30% do que no encerramento da sessão anterior.

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Cada vez mais pessoas viajam no Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscosa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.