sicnot

Perfil

Economia

Crescimento da atividade privada desacelera na zona euro em setembro

A atividade privada desacelerou mais do que o inicialmente previsto em setembro, segundo a Markit, levantando mais preocupações face às perspetivas.

Segundo a empresa de serviços de informação financeira Markit, o PMI (Purchasing Managers Index) revisto da atividade desacelerou para 53,6 pontos em setembro, contra uma primeira estimativa de 53,9 pontos em setembro e 54,3 pontos em agosto, quase o valor mais alto em quatro anos.

Um índice PMI inferior a 50 pontos significa contração, enquanto um superior indica expansão da atividade.

Os analistas tinham saudado a estimativa do PMI para setembro, mas também se mostraram preocupados com a queda do PMI e advertiram que o Banco Central Europeu (BCE) provavelmente teria de acelerar o já massivo programa de estímulos caso a desaceleração se mantivesse.

o economista chefe da Markit, Chris Williamson, afirmou que estes dados sugerem que a economia da zona euro deverá crescer 0,4% no terceiro trimestre, o mesmo valor do registado no trimestre anterior.

"Contudo, o facto da economia não ter ganho velocidade no verão vai ser um desapontamento para o BCE, especialmente com a criação de emprego a cair para um mínimo de oito anos", adiantou Williamson.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.