sicnot

Perfil

Economia

Governo deve enviar para Bruxelas resumo das principais linhas do OE 2016

O atual Governo deve mesmo enviar para Bruxelas, até dia 15 de outubro, um resumo das principais linhas do Orçamento de Estado de 2016. O prazo oficial para envio deste tipo de documento termina daqui a 10 dias.

Francisco Seco

Fontes do Governo que está em gestão admitem à SIC que a informação está a ser preparada e será entregue dentro do prazo. Mas o Governo ainda em funções conta com uma flexibilização dos procedimentos europeus para Bruxelas aceitar mais tarde uma revisão do texto feita pelo novo Governo depois de tomar posse.

A primeira formulação do documento vai basear-se nas orientações do Programa de Estabilidade apresentado à Comissão Europeia em abril.

  • Bruxelas admite prolongar prazo limite para entrega do Orçamento do Estado português

    Economia

    Bruxelas admite prolongar o prazo limite para a entrega do orçamento português devido às eleições legislativas. Segundo as regras europeias, todos os países da zona euro devem entregar os respetivos programas orçamentais até 15 de outrubro, no entanto, e tendo em conta o calendário eleitoral, a Comissão deverá aceitar que o futuro governo entregue a proposta apenas em 2016. Apesar da disponibilidade para rever o prazo, a Comissão Europeia quer ter uma palavra a dizer antes da aprovação final do documento na Assembleia da República.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.