sicnot

Perfil

Economia

Governo deve enviar para Bruxelas resumo das principais linhas do OE 2016

O atual Governo deve mesmo enviar para Bruxelas, até dia 15 de outubro, um resumo das principais linhas do Orçamento de Estado de 2016. O prazo oficial para envio deste tipo de documento termina daqui a 10 dias.

Francisco Seco

Fontes do Governo que está em gestão admitem à SIC que a informação está a ser preparada e será entregue dentro do prazo. Mas o Governo ainda em funções conta com uma flexibilização dos procedimentos europeus para Bruxelas aceitar mais tarde uma revisão do texto feita pelo novo Governo depois de tomar posse.

A primeira formulação do documento vai basear-se nas orientações do Programa de Estabilidade apresentado à Comissão Europeia em abril.

  • Bruxelas admite prolongar prazo limite para entrega do Orçamento do Estado português

    Economia

    Bruxelas admite prolongar o prazo limite para a entrega do orçamento português devido às eleições legislativas. Segundo as regras europeias, todos os países da zona euro devem entregar os respetivos programas orçamentais até 15 de outrubro, no entanto, e tendo em conta o calendário eleitoral, a Comissão deverá aceitar que o futuro governo entregue a proposta apenas em 2016. Apesar da disponibilidade para rever o prazo, a Comissão Europeia quer ter uma palavra a dizer antes da aprovação final do documento na Assembleia da República.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.