sicnot

Perfil

Economia

Bolsas europeias mistas atentas à assembleia anual do FMI e Banco Mundial

As principais bolsas europeias negociavam hoje mistas, à espera do início da assembleia anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM) em Lima.

© Reuters Staff / Reuters


Cerca das 09:25 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a subir 0,11% para 3.230,10 pontos.

As bolsas de Paris, Frankfurt e Milão estavam em alta, a subirem 0,13%, 0,40% e 0,78%, respetivamente. Em sentido contrário, as bolsas de Londres e Madrid estavam a recuar 0,10% e 0,32%.

Depois de ter aberto em baixa, a Bolsa de Lisboa invertia a tendência e, cerca das 09:25, o principal índice, o PSI20, estava a valorizar-se 0,06% para 5.500,42 pontos.

Em Nova Iorque, os mercados de Wall Street terminaram em alta na quarta-feira, com o Dow Jones a subir 0,73% para 16.912,29 pontos, depois de ter subido a 19 de maio passado até aos 18.312,39 pontos, o atual máximo de sempre desde que foi criado.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1260 dólares, contra 1,1235 dólares na quarta-feira.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou na quarta-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,1266 dólares.

Além da assembleia anual do FMI e do BM, que hoje se inicia e que deverá incluir conferências de imprensa dos respetivos líderes, Christine Lagarde e Jim Yong Kim, os investidores aguardam vários indicadores macroeconómicos.

A agência de estatística comunitária Eurostat publica o índice de preços da habitação do segundo trimestre e o plenário do Parlamento Europeu (PE) debate a diretiva de Serviços de Pagamentos e uma resolução não vinculativa sobre legislação hipotecária e os instrumentos financeiros de risco na União Europeia.

O BCE publica hoje as atas da última reunião sobre política monetária depois da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) ter proposto a subida dos juros ainda este ano devido aos riscos para o crescimento.

E em Berlim, os principais institutos económicos da Alemanha apresentam o relatório de Outono, com a análise da conjuntura do país e novas previsões.

O barril de petróleo Brent, para entrega em novembro, abriu hoje em alta, a cotar-se a 51,41 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,156% do que no encerramento da sessão anterior.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC

  • Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

    Mundo

    O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".

    SIC