sicnot

Perfil

Economia

Bolsas europeias mistas atentas à assembleia anual do FMI e Banco Mundial

As principais bolsas europeias negociavam hoje mistas, à espera do início da assembleia anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM) em Lima.

© Reuters Staff / Reuters


Cerca das 09:25 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a subir 0,11% para 3.230,10 pontos.

As bolsas de Paris, Frankfurt e Milão estavam em alta, a subirem 0,13%, 0,40% e 0,78%, respetivamente. Em sentido contrário, as bolsas de Londres e Madrid estavam a recuar 0,10% e 0,32%.

Depois de ter aberto em baixa, a Bolsa de Lisboa invertia a tendência e, cerca das 09:25, o principal índice, o PSI20, estava a valorizar-se 0,06% para 5.500,42 pontos.

Em Nova Iorque, os mercados de Wall Street terminaram em alta na quarta-feira, com o Dow Jones a subir 0,73% para 16.912,29 pontos, depois de ter subido a 19 de maio passado até aos 18.312,39 pontos, o atual máximo de sempre desde que foi criado.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1260 dólares, contra 1,1235 dólares na quarta-feira.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou na quarta-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,1266 dólares.

Além da assembleia anual do FMI e do BM, que hoje se inicia e que deverá incluir conferências de imprensa dos respetivos líderes, Christine Lagarde e Jim Yong Kim, os investidores aguardam vários indicadores macroeconómicos.

A agência de estatística comunitária Eurostat publica o índice de preços da habitação do segundo trimestre e o plenário do Parlamento Europeu (PE) debate a diretiva de Serviços de Pagamentos e uma resolução não vinculativa sobre legislação hipotecária e os instrumentos financeiros de risco na União Europeia.

O BCE publica hoje as atas da última reunião sobre política monetária depois da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) ter proposto a subida dos juros ainda este ano devido aos riscos para o crescimento.

E em Berlim, os principais institutos económicos da Alemanha apresentam o relatório de Outono, com a análise da conjuntura do país e novas previsões.

O barril de petróleo Brent, para entrega em novembro, abriu hoje em alta, a cotar-se a 51,41 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,156% do que no encerramento da sessão anterior.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.