sicnot

Perfil

Economia

Turistas em Lisboa pagam taxa de 1€ nas dormidas em 2016

​O vereador das Finanças da Câmara de Lisboa anunciou hoje que, a partir do próximo ano, vai começar a ser cobrada uma taxa aos turistas que pernoitem na cidade, com o valor máximo de sete euros.

LUSA

"Na fatura da dormida, em cada um dos estabelecimentos respetivos, vai aparecer uma linha que é a taxa de dormida", disse João Paulo Saraiva, que falava aos jornalistas no final da apresentação do orçamento municipal para o próximo ano.

O autarca especificou que "vão ser os próprios hoteleiros a cobrar" esse valor, que no máximo ascende a sete euros mesmo que um turista fique, por exemplo, duas semanas na cidade.

Depois da cobrança, os hoteleiros entregam o valor à Câmara.

De acordo com este responsável, a taxa vai ser aplicada a todos os turistas, mesmo aos nacionais: "Não é legítimo, do ponto de vista da legalidade [...] daquilo que é legislação europeia sobre o direito tributário, fazer distinção entre pessoas do mesmo país e até de países diferentes".

"Aqui a questão é o serviço", vincou, alertando que existe "um conjunto de exceções" previstas.

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.