sicnot

Perfil

Economia

Testes de stress do BCE ao Novo Banco conhecidos em novembro

O Banco Central Europeu (BCE) vai concluir os testes de stress ao Novo Banco em novembro, informou hoje a instituição de Mario Draghi.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Em comunicado, o BCE indica que "um dos bancos está a ser submetido apenas a um teste de esforço, o qual foi adiado no exercício de 2014" e, de acordo com a lista divulgada, trata-se do Novo Banco.

No início de outubro do ano passado, já a Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla inglesa), tinha revelado que, tendo em conta a medida de resolução aplicada ao Banco Espírito Santo (BES) e a criação da nova instituição financeira - o Novo Banco, uma entidade de transição -, o teste de 'stress' teve que ser adiado, sem na altura referir nova data.

Os outros bancos cuja avaliação completa será conhecida em novembro são o Banque Degroof (Bélgica), a Agence Française de Développement (França), o JP Morgam Bank Luxembourg (Luxemburgo), o Mediterranean Bank (Malta), o Sberbank Europe e o VTB Bank (Áustria), o Unicredit Banka Slovenija (Eslovénia) e o Kuntarahoitus (Finlândia).

Destes nove bancos, cinco "passaram a ser significativos já em 2014" e os restantes quatro "podem tornar-se significativos até janeiro de 2016, estando, por conseguinte, sujeitos a uma avaliação completa".

Os bancos passam a ser supervisionados diretamente pelo BCE mediante uma série de critérios, nomeadamente se o valor total dos ativos exceder 30 mil milhões de euros ou 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado-Membro em causa, ou ainda se o banco passar a ser uma das três instituições de crédito de maior importância sistémica num Estado-membro participante, de acordo com o Regulamento do Mecanismo Único de Supervisão.

Esta avaliação consiste "numa análise da qualidade dos ativos e num teste de esforço" e está a ser realizada pelo BCE em consonância com a metodologia aplicada no exercício do ano passado.

Na nota, o BCE refere que a avaliação completa realizada em 2014 foi um exame da saúde financeira de 130 bancos, levado a cabo antes de o BCE assumir diretamente as funções de supervisão bancária, tendo identificado "um défice de fundos próprios de 25 mil milhões de euros em 25 bancos e défices residuais em 13 bancos".

Dos 130 bancos que foram submetidos às avaliações conjuntas do BCE e da Autoridade Bancária Europeia, 25 chumbaram, tendo Itália sido o país mais afetado pelos chumbos, com nove bancos a falharem no exame.

Em Portugal, o Banco Comercial Português (BCP) foi o único dos três bancos portugueses que chumbou no cenário mais adverso dos testes de 'stress', enquanto a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Banco BPI passaram no exame.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".