sicnot

Perfil

Economia

Dimensão do escândalo de corrupção Petrobras pode atingir os cinco mil milhões de euros

A dimensão do escândalo de corrupção centrado na petrolífera estatal brasileira Petrobras pode superar os 20 mil milhões de reais (4,7 mil milhões de euros), estimou na sexta-feira um procurador que integra a equipa de investigação.

© Sergio Moraes / Reuters

Deltan Dallagnol adiantou que as perdas da própria Petrobras ascendem a 6,2 mil milhões de reais, mas que estas eram "só o topo do icebergue".

Os procuradores suspeitam que entre 2004 e 2014 vários políticos, executivos e funcionários corruptos enriqueceram a trocar subornos para fazerem contratos falsos ou arranjados pagos pela petrolífera. Esquemas parecidos ou similares foram replicados em outras entidades e empresas públicas, como a empresa da energia nuclear.

"Pelas projeções, o custo deve exceder os 20 mil milhões de reais", afirmou Dallagnol a jornalistas brasileiros, no Rio de Janeiro.

O escândalo envolve algumas das principais figuras políticas e empresariais brasileiras.

A Presidente Dilma Rousseff dirigiu a Petrobras durante a maior parte do período do escândalo, mas não tem sido associada diretamente a qualquer crime.

Lusa

  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.