sicnot

Perfil

Economia

BCE considera prematuro discutir alargamento do programa de compra de dívida

O Banco Central Europeu (BCE) considera prematuro discutir um reforço do seu programa de compra de dívida, mas está preparado para agir quando chegar o momento, declarou hoje o dirigente Benoît Coeuré.

"É prematuro discutir isso", disse Coeuré, membro da direção do BCE, em entrevista ao canal de televisão CNBC, sobre um possível alargamento do 'Quantitative Easing' (QE), o programa alargado de compra de ativos lançado em março com o objetivo de impulsionar a economia da zona euro e estimular a inflação.

"Se houver necessidade (de um aumento), temos de estar preparados", afirmou, acrescentando que é dever do BCE "estar preparado para qualquer tipo de situação".

Desde março que o BCE compra mensalmente cerca de 60 mil milhões de euros de dívida pública e privada, mas a inflação tem-se mantido muito baixa, o que tem levado alguns analistas a anteciparem um reforço do programa, ou com um aumento do volume de compras ou com um prolongamento da sua duração.

Quando anunciou o programa, Mario Draghi, presidente do BCE, disse que estaria em vigor pelo menos até setembro de 2016.

O QE e as outras medidas de política monetária adotadas pelo BCE - taxas de juro baixas, empréstimos a bancos europeus - "têm um efeito lento na economia, ainda é cedo para avaliar o efeito do que fizemos nos últimos anos", considerou Coeuré.

O Conselho de Governadores do BCE realiza na próxima semana em Malta uma reunião de política monetária.

Lusa

  • Sismo registado esta manhã na região de Lisboa

    País

    Um sismo foi sentido esta manhã na região da Grande Lisboa. O abalo foi registado às 7h44, com epicentro em Sobral de Monte Agraço e magnitude de 4.3, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Em atualização

  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.