sicnot

Perfil

Economia

Petrolífera russa Gazprom retoma fornecimento de gás à Ucrânia

A petrolífera russa Gazprom anunciou hoje que retomou o fornecimento de gás à Ucrânia, que estava suspenso desde julho passado.

Reuters

Em comunicado, a Gazprom anunciou que o fornecimento foi reiniciado hoje de manhã depois de a Rússia ter recebido um pré-pagamento da Ucrânia de 234 milhões de dólares, cerca de 205 milhões de euros.

O retomar do fornecimento de gás acontece duas semanas depois de um acordo feito entre a Rússia e a Ucrânia, mediado pela União Europeia.

O conflito em torno do fornecimento de gás russo à Ucrânia reacendeu-se depois da crise política que levou ao afastamento do Presidente ucraniano pró-russo Viktor Ianukovich, em fevereiro de 2014, e ao levantamento de um movimento separatista pró-russo no leste do país.

No final de julho, a Ucrânia anunciou a suspensão de todas as aquisições de gás à Rússia por considerar o preço inconsistente com o que a petrolífera Gazprom cobra a outros países europeus.

A Ucrânia transporta cerca de 15% do gás consumido por vários países da UE.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC