sicnot

Perfil

Economia

Petrolífera russa Gazprom retoma fornecimento de gás à Ucrânia

A petrolífera russa Gazprom anunciou hoje que retomou o fornecimento de gás à Ucrânia, que estava suspenso desde julho passado.

Reuters

Em comunicado, a Gazprom anunciou que o fornecimento foi reiniciado hoje de manhã depois de a Rússia ter recebido um pré-pagamento da Ucrânia de 234 milhões de dólares, cerca de 205 milhões de euros.

O retomar do fornecimento de gás acontece duas semanas depois de um acordo feito entre a Rússia e a Ucrânia, mediado pela União Europeia.

O conflito em torno do fornecimento de gás russo à Ucrânia reacendeu-se depois da crise política que levou ao afastamento do Presidente ucraniano pró-russo Viktor Ianukovich, em fevereiro de 2014, e ao levantamento de um movimento separatista pró-russo no leste do país.

No final de julho, a Ucrânia anunciou a suspensão de todas as aquisições de gás à Rússia por considerar o preço inconsistente com o que a petrolífera Gazprom cobra a outros países europeus.

A Ucrânia transporta cerca de 15% do gás consumido por vários países da UE.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22