sicnot

Perfil

Economia

Conselho de Finanças Públicas piora previsões de crescimento a partir de 2016

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) reviu hoje em alta ligeira a previsão de crescimento para este ano, para os 1,7%, mas espera agora um crescimento inferior da economia portuguesa entre 2016 e 2019.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

No relatório "Finanças Públicas: Situação e Condicionantes 2015-2019", hoje publicado e que atualiza a edição divulgada em março, o CFP prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 1,7% em 2015 (ligeiramente acima dos 1,6% previstos em março).

Para 2016 e para 2017, projeta-se um crescimento de 2,1% em cada um dos anos (abaixo dos 2,3% em 2016 e dos 2,4% em 2017 antecipados anteriormente). Para 2018, o CFP espera um crescimento económico de 1,9% (contra os 2,2% previstos em março) e, para 2019, antecipa um crescimento de 1,8% (abaixo dos 2,2% anteriormente esperados).

O Governo previu em abril de 2014, no Programa de Estabilidade, que o PIB cresça 1,6% este ano, acelerando o ritmo de crescimento para os 2% em 2016 e estabilizando nos 2,4% nos três anos seguintes.

No documento, que assume um cenário de políticas invariantes, ou seja, considera apenas as medidas de política económica e orçamental já adotadas e as medidas legislativas para o horizonte de 2015 a 2019, o CFP refere que "mantém a perspetiva de recuperação moderada da economia portuguesa, embora reveja em baixa o crescimento no médio prazo".

Apesar da revisão em baixa da evolução da atividade económica este ano, para os anos seguintes, o CFP "mantém o perfil de recuperação da economia, mas com taxas de crescimento inferiores às anteriormente publicadas, ampliando-se as diferenças ao longo do horizonte de projeção".

A instituição liderada por Teodora Cardoso acrescenta que "o crescimento projetado resulta totalmente do contributo da procura interna, enquanto a procura externa dará um contributo negativo, embora melhorando ao longo de todo o período".

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.