sicnot

Perfil

Economia

Açoriana nomeada conselheira da Reserva Federal dos EUA

A presidente e diretora executiva do East Cambridge Savings Bank, a luso-americana Gilda Nogueira, foi nomeada conselheira da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos, anunciou esta quarta-feira a instituição.

A sede da Reserva Federal norte-americana, em Washington. (Arquivo)

A sede da Reserva Federal norte-americana, em Washington. (Arquivo)

© Kevin Lamarque / Reuters

Entre 2016 e 2018, Gilda Nogueira vai pertencer ao grupo de 12 especialistas que aconselha a Fed em assuntos de bancos comunitários e uniões de crédito, num organismo chamado Conselho Consultivo sobre Instituições Depositárias Comunitárias nacional (CDIAC, na sigla em inglês).

"Sentámo-nos à mesa com banqueiros de todo o país. É muito interessante, porque obtemos a perspectiva de Estados tão diferentes e de tantos tipos de operações bancárias. É uma oportunidade incrível", explicou a portuguesa a 'O Jornal' de Fall River.

Gilda Nogueira nasceu na Ribeira Grande, em São Miguel, e partiu com os pais para os Estados Unidos da América quando tinha oito anos.

O banco que hoje dirige tem ligações fortes à comunidade lusófona da Nova Inglaterra, disponibilizando mesmo informação no seu site em português e estando entre os patrocinadores das celebrações do Dia de Portugal ou da Aliança de Falantes de Português de Massachusetts (MAPS).

Na entrevista a "O Jornal", Gilda Nogueira lembrou como o seu percurso no país esteve sempre ligado ao East Cambridge Savings Bank.

Começou ainda criança, acompanhando o pai nas visitas ao banco, continuou quando foi trabalhar na instituição em 'part-time' durante o ensino secundário e foi-se desenvolvendo, depois de licenciada em Gestão na Universidade de Lesley, até se tornar presidente e diretora-executiva em 2012.

"Tem sido uma experiência incrível. Adoro trabalhar no setor bancário. Gosto dos desafios, dos aspectos técnicos e do lado humano do setor. Tem sido uma componente natural da minha vida", disse Gilda Nogueira.

O conselho de que a luso-americana vai fazer parte foi selecionado de entre os representantes de bancos comerciais e uniões de crédito junto dos comiités regionais conselheiros da Fed e vai reunir-se duas vezes por ano em Washington.

Gilda Nogueira vai representar instituições depositárias comunitárias localizadas em Connecticut, Massachusetts, Maine, New Hampshire, Rhode Island e Vermont.

Gilda Nogueira é ainda vice-presidente da Associação de Banqueiros de Massachusetts.

Lusa

  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • Portugueses usam Facebook para marcar protestos contra incêndios

    País

    Os incêndios que têm acontecido este ano estão a causar revolta entre a população. Por essa razão, estão marcadas, através da rede social Facebook, várias manifestações para os próximos dias um pouco por todo o país. Os portugueses exigem a melhoria do sistema, para que as tragédias deste ano não se voltem a repetir.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06
  • "Quem está no Governo tem sérias responsabilidades"
    1:07

    Opinião

    Pacheco Pereira aponta falhas do Estado, dos bombeiros e da Proteção Civil como causa dos incêndios que assolaram o país no passado domingo. O comentador da SIC considera que o Governo tem responsabilidade perante o que aconteceu.

  • Presidente das Indústrias de Madeira diz que fogos estão a afetar o setor
    0:39

    País

    A Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário desvaloriza que os industriais do setor possam comprar madeira mais barata, em resultado dos incêndios florestais. Em entrevista na SIC Notícias, o presidente da associação, Vítor Poças, considera que os fogos estão a prejudicar gravemente a indústria.