sicnot

Perfil

Economia

Açoriana nomeada conselheira da Reserva Federal dos EUA

A presidente e diretora executiva do East Cambridge Savings Bank, a luso-americana Gilda Nogueira, foi nomeada conselheira da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos, anunciou esta quarta-feira a instituição.

A sede da Reserva Federal norte-americana, em Washington. (Arquivo)

A sede da Reserva Federal norte-americana, em Washington. (Arquivo)

© Kevin Lamarque / Reuters

Entre 2016 e 2018, Gilda Nogueira vai pertencer ao grupo de 12 especialistas que aconselha a Fed em assuntos de bancos comunitários e uniões de crédito, num organismo chamado Conselho Consultivo sobre Instituições Depositárias Comunitárias nacional (CDIAC, na sigla em inglês).

"Sentámo-nos à mesa com banqueiros de todo o país. É muito interessante, porque obtemos a perspectiva de Estados tão diferentes e de tantos tipos de operações bancárias. É uma oportunidade incrível", explicou a portuguesa a 'O Jornal' de Fall River.

Gilda Nogueira nasceu na Ribeira Grande, em São Miguel, e partiu com os pais para os Estados Unidos da América quando tinha oito anos.

O banco que hoje dirige tem ligações fortes à comunidade lusófona da Nova Inglaterra, disponibilizando mesmo informação no seu site em português e estando entre os patrocinadores das celebrações do Dia de Portugal ou da Aliança de Falantes de Português de Massachusetts (MAPS).

Na entrevista a "O Jornal", Gilda Nogueira lembrou como o seu percurso no país esteve sempre ligado ao East Cambridge Savings Bank.

Começou ainda criança, acompanhando o pai nas visitas ao banco, continuou quando foi trabalhar na instituição em 'part-time' durante o ensino secundário e foi-se desenvolvendo, depois de licenciada em Gestão na Universidade de Lesley, até se tornar presidente e diretora-executiva em 2012.

"Tem sido uma experiência incrível. Adoro trabalhar no setor bancário. Gosto dos desafios, dos aspectos técnicos e do lado humano do setor. Tem sido uma componente natural da minha vida", disse Gilda Nogueira.

O conselho de que a luso-americana vai fazer parte foi selecionado de entre os representantes de bancos comerciais e uniões de crédito junto dos comiités regionais conselheiros da Fed e vai reunir-se duas vezes por ano em Washington.

Gilda Nogueira vai representar instituições depositárias comunitárias localizadas em Connecticut, Massachusetts, Maine, New Hampshire, Rhode Island e Vermont.

Gilda Nogueira é ainda vice-presidente da Associação de Banqueiros de Massachusetts.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.