sicnot

Perfil

Economia

Açoriana nomeada conselheira da Reserva Federal dos EUA

A presidente e diretora executiva do East Cambridge Savings Bank, a luso-americana Gilda Nogueira, foi nomeada conselheira da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos, anunciou esta quarta-feira a instituição.

A sede da Reserva Federal norte-americana, em Washington. (Arquivo)

A sede da Reserva Federal norte-americana, em Washington. (Arquivo)

© Kevin Lamarque / Reuters

Entre 2016 e 2018, Gilda Nogueira vai pertencer ao grupo de 12 especialistas que aconselha a Fed em assuntos de bancos comunitários e uniões de crédito, num organismo chamado Conselho Consultivo sobre Instituições Depositárias Comunitárias nacional (CDIAC, na sigla em inglês).

"Sentámo-nos à mesa com banqueiros de todo o país. É muito interessante, porque obtemos a perspectiva de Estados tão diferentes e de tantos tipos de operações bancárias. É uma oportunidade incrível", explicou a portuguesa a 'O Jornal' de Fall River.

Gilda Nogueira nasceu na Ribeira Grande, em São Miguel, e partiu com os pais para os Estados Unidos da América quando tinha oito anos.

O banco que hoje dirige tem ligações fortes à comunidade lusófona da Nova Inglaterra, disponibilizando mesmo informação no seu site em português e estando entre os patrocinadores das celebrações do Dia de Portugal ou da Aliança de Falantes de Português de Massachusetts (MAPS).

Na entrevista a "O Jornal", Gilda Nogueira lembrou como o seu percurso no país esteve sempre ligado ao East Cambridge Savings Bank.

Começou ainda criança, acompanhando o pai nas visitas ao banco, continuou quando foi trabalhar na instituição em 'part-time' durante o ensino secundário e foi-se desenvolvendo, depois de licenciada em Gestão na Universidade de Lesley, até se tornar presidente e diretora-executiva em 2012.

"Tem sido uma experiência incrível. Adoro trabalhar no setor bancário. Gosto dos desafios, dos aspectos técnicos e do lado humano do setor. Tem sido uma componente natural da minha vida", disse Gilda Nogueira.

O conselho de que a luso-americana vai fazer parte foi selecionado de entre os representantes de bancos comerciais e uniões de crédito junto dos comiités regionais conselheiros da Fed e vai reunir-se duas vezes por ano em Washington.

Gilda Nogueira vai representar instituições depositárias comunitárias localizadas em Connecticut, Massachusetts, Maine, New Hampshire, Rhode Island e Vermont.

Gilda Nogueira é ainda vice-presidente da Associação de Banqueiros de Massachusetts.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.