sicnot

Perfil

Economia

Açoriana nomeada conselheira da Reserva Federal dos EUA

A presidente e diretora executiva do East Cambridge Savings Bank, a luso-americana Gilda Nogueira, foi nomeada conselheira da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos, anunciou esta quarta-feira a instituição.

A sede da Reserva Federal norte-americana, em Washington. (Arquivo)

A sede da Reserva Federal norte-americana, em Washington. (Arquivo)

© Kevin Lamarque / Reuters

Entre 2016 e 2018, Gilda Nogueira vai pertencer ao grupo de 12 especialistas que aconselha a Fed em assuntos de bancos comunitários e uniões de crédito, num organismo chamado Conselho Consultivo sobre Instituições Depositárias Comunitárias nacional (CDIAC, na sigla em inglês).

"Sentámo-nos à mesa com banqueiros de todo o país. É muito interessante, porque obtemos a perspectiva de Estados tão diferentes e de tantos tipos de operações bancárias. É uma oportunidade incrível", explicou a portuguesa a 'O Jornal' de Fall River.

Gilda Nogueira nasceu na Ribeira Grande, em São Miguel, e partiu com os pais para os Estados Unidos da América quando tinha oito anos.

O banco que hoje dirige tem ligações fortes à comunidade lusófona da Nova Inglaterra, disponibilizando mesmo informação no seu site em português e estando entre os patrocinadores das celebrações do Dia de Portugal ou da Aliança de Falantes de Português de Massachusetts (MAPS).

Na entrevista a "O Jornal", Gilda Nogueira lembrou como o seu percurso no país esteve sempre ligado ao East Cambridge Savings Bank.

Começou ainda criança, acompanhando o pai nas visitas ao banco, continuou quando foi trabalhar na instituição em 'part-time' durante o ensino secundário e foi-se desenvolvendo, depois de licenciada em Gestão na Universidade de Lesley, até se tornar presidente e diretora-executiva em 2012.

"Tem sido uma experiência incrível. Adoro trabalhar no setor bancário. Gosto dos desafios, dos aspectos técnicos e do lado humano do setor. Tem sido uma componente natural da minha vida", disse Gilda Nogueira.

O conselho de que a luso-americana vai fazer parte foi selecionado de entre os representantes de bancos comerciais e uniões de crédito junto dos comiités regionais conselheiros da Fed e vai reunir-se duas vezes por ano em Washington.

Gilda Nogueira vai representar instituições depositárias comunitárias localizadas em Connecticut, Massachusetts, Maine, New Hampshire, Rhode Island e Vermont.

Gilda Nogueira é ainda vice-presidente da Associação de Banqueiros de Massachusetts.

Lusa

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.