sicnot

Perfil

Economia

Finanças recuperam 12,3 M€ com regime excecional de regularização de dívidas de portagem

O Ministério das Finanças informou hoje que mais de 310 mil contribuintes aderiram ao Regime Excecional de Regularização de Dívidas (RERD) de Portagens, tendo sido regularizadas dívidas no valor global de 12,3 milhões de euros desde agosto.

SIC/Arquivo

SIC/Arquivo

Este regime, que teve início a 01 de agosto e terminou na quinta-feira, contou com a adesão de 310.153 contribuintes, permitindo ao Fisco recuperar 12,3 milhões de euros de dívidas de contribuintes que não pagaram portagens até 30 de abril.

Este programa excecional da Autoridade Tributária prevê que os contribuintes beneficiem da dispensa de juros de mora e de reduções de custas e coimas.

As dívidas de portagens contraídas após 01 de maio estão sujeitas também a um novo regime sancionatório, mais favorável do que o regime anterior, que prevê que à falta de pagamento, sobretudo nas ex-SCUT, seja aplicada uma coima única diária, quando anteriormente era aplicada uma coima por cada passagem num pórtico.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Luz ultravioleta converte dióxido de carbono em metano

    Mundo

    Investigadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, criaram nanopartículas (partículas microscópicas) que ajudam a converter o dióxido de carbono (gás poluente) em metano (combustível) usando apenas luz ultravioleta como fonte de energia.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira