sicnot

Perfil

Economia

Portugal está tão falido como a Grécia, diz Yanis Varoufakis

O antigo ministro das finanças grego considera que a dívida portuguesa pública e privada é tão insustentável como a grega. Numa entrevista ao jornal Público, Varoufakis diz que nada mudou em Atenas depois de meses de discussão com as instâncias europeias.

© Francois Lenoir / Reuters

Considera que, na prática, não existiram negociações já que do lado da troika, diz, não havia interesse em negociar.

Varoufakis atribui responsabilidades à falta de democracia na Europa e defende que os cidadãos se devem juntar num movimento pan-europeu para dizer não à forma como a União Europeia está a ser governada.

O antigo ministro das finanças da Grécia vai estar amanhã em Coimbra para uma palestra sobre a democratização da zona euro.

  • Seca extrema agrava-se no interior alentejano, produção de trigo pode cair 40%
    6:22

    País

    A falta de chuva está a provocar prejuízos na agricultura, em especial no setor dos cereais, como o trigo que, este ano, deverá registar uma quebra de 40% na produção. O repórter Luís Godinho convidou o agricultor e professor de Ciências Agrárias na Universidade de Évora, Ricardo Freixial, para explicar os prejuízos que a seca está a provocar nas culturas e a sustentabilidade da agricultura portuguesa perante as alterações climáticas.