sicnot

Perfil

Economia

Atividade económica estabiliza em agosto e clima económico fica inalterado

O indicador de atividade económica estabilizou em agosto e o indicador de clima económico manteve-se em setembro pelo segundo mês consecutivo, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A estabilização do indicador de atividade económica segue-se a um "ténue" aumento em julho, enquanto o indicador de clima económico se manteve estável depois de, em agosto, ter interrompido a trajetória ascendente que mantinha desde janeiro de 2013.

De acordo com a síntese económica de conjuntura hoje divulgada pelo INE, em agosto os Indicadores de Curto Prazo (ICP) apontam para um aumento da atividade económica na indústria e em setores de serviços e uma redução na construção e obras públicas.

O indicador quantitativo do consumo privado apresentou um crescimento homólogo menos acentuado em agosto, refletindo o comportamento da componente de consumo duradouro.

Por outro lado, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou devido ao contributo positivo de todas as componentes, sobretudo das componentes de construção e de material de transporte.

Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 5,8% e 2,4% em agosto, respetivamente (5,8% e 4,0% em julho).

Segundo as estimativas provisórias mensais do inquérito ao emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, foi 12,4% em agosto (12,3% nos dois meses anteriores).

A estimativa da população empregada (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, apresentou uma diminuição de 0,8% face ao mês anterior e um aumento de 0,1% em termos homólogos.

Em setembro, a variação homóloga mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 0,9% (0,7% no mês anterior), observando-se uma taxa de variação de 0,3% na componente de bens (taxa idêntica à de agosto) e de 1,7% na de serviços (1,2% no mês anterior).

Em relação à zona euro, o INE refere que, em setembro, o indicador de confiança dos consumidores agravou-se, enquanto o indicador de sentimento económico aumentou.

No mesmo mês, os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de, respetivamente, -3,2% e 1,6% (-5,6% e -18,8% em agosto).

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".