sicnot

Perfil

Economia

Concorrência espanhola aprova compra da Panrico pela mexicana Bimbo

A Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência espanhola (CNMC) aprovou a compra da empresa catalã Panrico pelo grupo mexicano Bimbo, uma decisão que reforça a posição da companhia mexicana em Portugal.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Edgard Garrido / Reuters

A Panrico tem nove fábricas em Portugal e Espanha e detém marcas como a Donuts ou a Bollycao. O Grupo Bimbo está presente nestes dois países através da filial Bimbo Iberia, que comercializa mais de 100 referências das marcas Bimbo, Silueta, Ortiz, Martínez, Eagle, Thins, Oroweat e Thomas.

O Grupo Bimbo é a maior empresa de panificação do mundo, contando com 167 fábricas e cerca de 1.600 centros de venda localizados em 22 países da América, Europa e Ásia.

A Bimbo compra a Panrico por 190 milhões de euros ao fundo de capital de risco norte-americano Oaktree. Em junho, o grupo mexicano tinha anunciado um princípio de acordo para a compra, mas a informação da aprovação do negócio pela CNMC foi noticiada hoje pela agência Europa Press.

A operação inclui a aquisição de marcas como a Donuts, Donettes, Bollycao, La Bella Easo, Eidetesa e Qé!, mas deixa de fora o negócio do pão de forma e os substitutos do pão com marca do fabricante.

O Grupo Bimbo, que executou o negócio através da filial espanhola Bakery Iberian Investments, reforça a presença em Espanha e Portugal. Em 2014, a Panrico gerou vendas de cerca de 280 milhões de euros.

Lusa

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.