sicnot

Perfil

Economia

Concorrência espanhola aprova compra da Panrico pela mexicana Bimbo

A Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência espanhola (CNMC) aprovou a compra da empresa catalã Panrico pelo grupo mexicano Bimbo, uma decisão que reforça a posição da companhia mexicana em Portugal.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Edgard Garrido / Reuters

A Panrico tem nove fábricas em Portugal e Espanha e detém marcas como a Donuts ou a Bollycao. O Grupo Bimbo está presente nestes dois países através da filial Bimbo Iberia, que comercializa mais de 100 referências das marcas Bimbo, Silueta, Ortiz, Martínez, Eagle, Thins, Oroweat e Thomas.

O Grupo Bimbo é a maior empresa de panificação do mundo, contando com 167 fábricas e cerca de 1.600 centros de venda localizados em 22 países da América, Europa e Ásia.

A Bimbo compra a Panrico por 190 milhões de euros ao fundo de capital de risco norte-americano Oaktree. Em junho, o grupo mexicano tinha anunciado um princípio de acordo para a compra, mas a informação da aprovação do negócio pela CNMC foi noticiada hoje pela agência Europa Press.

A operação inclui a aquisição de marcas como a Donuts, Donettes, Bollycao, La Bella Easo, Eidetesa e Qé!, mas deixa de fora o negócio do pão de forma e os substitutos do pão com marca do fabricante.

O Grupo Bimbo, que executou o negócio através da filial espanhola Bakery Iberian Investments, reforça a presença em Espanha e Portugal. Em 2014, a Panrico gerou vendas de cerca de 280 milhões de euros.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.