sicnot

Perfil

Economia

Irlanda vai retirar de circulação moedas de 1 e 2 cêntimos

As autoridades da Irlanda decidiram retirar de circulação gradualmente a partir de finais de outubro as moedas de um e dois cêntimos, noticia hoje o jornal The Guardian.

© Leonhard Foeger / Reuters

Com esta decisão, a Irlanda junta-se a outros países europeus, como a Bélgica, Suécia, Holanda, Finlândia ou Dinamarca, que optaram por uma solução idêntica. O banco central explicou que o custo de produção destas moedas é superior ao seu valor facial.

A partir de agora as transações que envolvam estas moedas serão arredondadas para os cinco cêntimos mais próximos, com a concordância dos compradores.

A retirada gradual das moedas em causa segue-se a uma experiência feita em 2013 que mostrou que a maioria dos consumidores e dos vendedores concordava com o arredondamento.

Lusa

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13