sicnot

Perfil

Economia

Multa de 694 M€ para Crédit Agricole por violar embargos dos EUA

O banco Crédit Agricole vai pagar uma multa de 787,3 milhões de dólares (694 milhões de euros) por ter violado os embargos norte-americanos impostos ao Sudão, Irão, Cuba e Birmânia, anunciaram hoje reguladores dos Estados Unidos.

Reuters

Reuters

© Stephane Mahe / Reuters

Esta punição financeira faz parte de um acordo concluído com quatro autoridades dos Estados Unidos que acusavam o banco francês de ter feito transações em dólares entre 2003 e 2008 em nome de entidades ou pessoas abrangidas pelas sanções económicas impostas por Washington.

"O Crédit Agricole envolveu-se numa série de procedimentos para contornar as sanções norte-americanas e enganar os reguladores", refere Anthony Albanese, dirigente dos serviços financeiros de Nova Iorque, citado num comunicado.

De acordo com o regulador, o banco "aceitou pedidos dos clientes para dissimular as suas identidades".

O banco vai reforçar os seus procedimentos de controlo e comprometeu-se a não cometer infrações similares. Em troca, as autoridades devem renunciar a uma ação penal, o que permite à instituição bancária prosseguir normalmente determinadas atividades, como gerir ativos de fundos de pensões.

As operações litigiosas em causa ultrapassam os 32 mil milhões de dólares e foram efetuadas em filiais em Londres, Paris, Singapura, Hong Kong e Genebra do Crédit Agricole CIB, o banco de financiamento e investimento do grupo.

Muitos dos dirigentes do banco envolvidos já deixaram o Crédit Agricole, mas as autoridades norte-americanas exigiram que um responsável ainda em funções seja afastado.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.