sicnot

Perfil

Economia

Valor sob gestão em Certificados de Aforro e do Tesouro sobe para 20.116 M€ - BdP

O valor sob gestão em Certificados de Aforro e de Tesouro atingiu os 20.116 milhões de euros (M€) em setembro, mais 0,8% ou 166 milhões de euros, face aos 19.950 milhões aplicados em agosto, segundo o Banco de Portugal.

Segundo o Boletim Estatístico publicado hoje pelo banco central, houve, assim, uma desaceleração no aumento do montante sob gestão nestes títulos de dívida pública já que, entre julho e agosto, o acréscimo tinha sido de 180 milhões.

Os dados hoje divulgados mostram ainda que o montante sob gestão em Certificados de Aforro (CA) em setembro totalizou 12.747 milhões de euros, mais 15 milhões do que os 12.732 milhões de euros registados no mês anterior.

Para o crescimento do montante sob gestão em CA contribuíram, não só as novas subscrições, mas essencialmente o aumento dos juros acumulados: entre setembro e agosto os juros acumulados aumentaram 10 milhões de euros (de 4.126 para 4.136 milhões de euros), enquanto as novas subscrições aumentaram cinco milhões de euros.

Isto significa que o valor sob gestão em CA excluindo estes juros representa 8.611 milhões de euros.

Já no que diz respeito aos Certificados do Tesouro, o Estado detinha 7.369 milhões de euros nestes instrumentos no final de setembro, mais 151 milhões do que os 7.218 milhões de euros registados no mês anterior.

Para os Certificados do Tesouro, o Boletim Estatístico não desagrega qual o montante de juros acumulados.

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.