sicnot

Perfil

Economia

Valor sob gestão em Certificados de Aforro e do Tesouro sobe para 20.116 M€ - BdP

O valor sob gestão em Certificados de Aforro e de Tesouro atingiu os 20.116 milhões de euros (M€) em setembro, mais 0,8% ou 166 milhões de euros, face aos 19.950 milhões aplicados em agosto, segundo o Banco de Portugal.

Segundo o Boletim Estatístico publicado hoje pelo banco central, houve, assim, uma desaceleração no aumento do montante sob gestão nestes títulos de dívida pública já que, entre julho e agosto, o acréscimo tinha sido de 180 milhões.

Os dados hoje divulgados mostram ainda que o montante sob gestão em Certificados de Aforro (CA) em setembro totalizou 12.747 milhões de euros, mais 15 milhões do que os 12.732 milhões de euros registados no mês anterior.

Para o crescimento do montante sob gestão em CA contribuíram, não só as novas subscrições, mas essencialmente o aumento dos juros acumulados: entre setembro e agosto os juros acumulados aumentaram 10 milhões de euros (de 4.126 para 4.136 milhões de euros), enquanto as novas subscrições aumentaram cinco milhões de euros.

Isto significa que o valor sob gestão em CA excluindo estes juros representa 8.611 milhões de euros.

Já no que diz respeito aos Certificados do Tesouro, o Estado detinha 7.369 milhões de euros nestes instrumentos no final de setembro, mais 151 milhões do que os 7.218 milhões de euros registados no mês anterior.

Para os Certificados do Tesouro, o Boletim Estatístico não desagrega qual o montante de juros acumulados.

Lusa

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09