sicnot

Perfil

Economia

Controlo de capitais na Grécia pode acabar a partir do segundo semestre de 2016

O ministro-adjunto das Finanças da Grécia, Georges Chouliarakis, disse hoje que o controlo de capitais no país, imposto em junho passado, pode ser completamente levantado a partir do segundo semestre do próximo ano.

Ministro-adjunto das Finanças da Grécia, Georges Chouliarakis (Reuters)

Ministro-adjunto das Finanças da Grécia, Georges Chouliarakis (Reuters)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

As declarações do responsável grego foram feitas numa intervenção na comissão parlamentar de Finanças.

Chouliarakis afirmou que a recessão em 2015 deverá alcançar 1,4% do produto interno bruto (PIB), muito abaixo dos 2,3% inicialmente previstos.

As estimativas do ministro-adjunto das Finanças ficam próximas das que foram divulgadas pelo instituto económico IOBE, que há dias previu uma contração do PIB entre 1,5% e 2% em 2015.

Em 2016, a recessão deverá ficar em 1,3% do PIB, ligeiramente abaixo do previsto no orçamento (1,5%).

Segundo Chouliarakis, o mais importante no orçamento de 2016 é que o objetivo para o excedente primário "fica limitado a 0,6% do PIB, muito abaixo dos 4,5% apontados no segundo programa de resgate".

"Esta diferença é de cerca de 7.500 milhões de euros", indicou, explicando que graças a esta redução o governo terá de evitar cortes.

Após seis anos consecutivos de recessão, a Grécia perdeu 25% do seu PIB, mas registou um ligeiro crescimento de 0,3% em 2014, que continuou no primeiro semestre deste ano. Após o encerramento dos bancos por algumas semanas a 29 de junho e a imposição do controlo de capitais, a tendência mudou.

Lusa

  • Governo garante reforço das verbas para defesa da floresta até ao fim do ano
    2:37

    País

    O Governo rejeitou centenas de candidaturas com projetos para a prevenção de incêndios florestais, por falta de verbas. Perante a situação, o Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Agricultura sobre as reprovações. Contudo, contactado pela SIC, o ministro Capoulas Santos garantiu que o programa de desenvolvimento rural está a ser reajustado e, até ao final do ano, está previsto o reforço de verbas.

  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Participante no incidente em Charlottesville teme pela vida
    1:43

    Mundo

    Um dos participantes nos incidentes em Charlottesville e membro de um grupo de extrema-direita supremacista teme vir a ser detido ou até morto, pelas declarações que fez durante uma reportagem da Vice News, que se tornou viral nas redes sociais.