sicnot

Perfil

Economia

Taxa de juro e prestação média do crédito à habitação voltam a cair em setembro, indica INE

A taxa de juro implícita e a prestação média vencida dos contratos de crédito à habitação continuaram a diminuir em setembro, fixando-se em 1,228% e 239 euros, respetivamente, informa hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

SIC/Arquivo

SIC/Arquivo

Em agosto, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação tinha-se fixado em 1,242%, enquanto a prestação média vencida para a globalidade dos contratos tinha sido de 240 euros.

A taxa de juro implícita no crédito à habitação mantém uma tendência decrescente desde há 16 meses.

Segundo o INE, nos contratos celebrados nos últimos três meses a taxa de juro implícita situou-se em 2,317% em setembro (2,331% em agosto) e o valor médio da prestação foi de 315 euros (309 euros em agosto).

No mais relevante destino de financiamento - aquisição de habitação - a taxa de juro implícita no conjunto de contratos registou um decréscimo de 0,012 pontos percentuais (p.p.) face a agosto, situando-se em 1,238%, sendo que nos contratos celebrados nos últimos três meses atingiu 2,271% (2,282% no mês anterior).

Em setembro, o decréscimo de um euro do valor médio da prestação vencida para o conjunto dos contratos de crédito à habitação, para 239 euros, ficou a dever-se à componente juros.

De acordo com o instituto, o montante de capital médio em dívida para a totalidade dos contratos de crédito à habitação foi 52.363 euros em setembro, menos 81 euros do que em agosto, enquanto nos contratos celebrados nos últimos três meses se fixou em 84.974 euros (84.536 euros no mês anterior).

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.