sicnot

Perfil

Economia

Taxa de juro e prestação média do crédito à habitação voltam a cair em setembro, indica INE

A taxa de juro implícita e a prestação média vencida dos contratos de crédito à habitação continuaram a diminuir em setembro, fixando-se em 1,228% e 239 euros, respetivamente, informa hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

SIC/Arquivo

SIC/Arquivo

Em agosto, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação tinha-se fixado em 1,242%, enquanto a prestação média vencida para a globalidade dos contratos tinha sido de 240 euros.

A taxa de juro implícita no crédito à habitação mantém uma tendência decrescente desde há 16 meses.

Segundo o INE, nos contratos celebrados nos últimos três meses a taxa de juro implícita situou-se em 2,317% em setembro (2,331% em agosto) e o valor médio da prestação foi de 315 euros (309 euros em agosto).

No mais relevante destino de financiamento - aquisição de habitação - a taxa de juro implícita no conjunto de contratos registou um decréscimo de 0,012 pontos percentuais (p.p.) face a agosto, situando-se em 1,238%, sendo que nos contratos celebrados nos últimos três meses atingiu 2,271% (2,282% no mês anterior).

Em setembro, o decréscimo de um euro do valor médio da prestação vencida para o conjunto dos contratos de crédito à habitação, para 239 euros, ficou a dever-se à componente juros.

De acordo com o instituto, o montante de capital médio em dívida para a totalidade dos contratos de crédito à habitação foi 52.363 euros em setembro, menos 81 euros do que em agosto, enquanto nos contratos celebrados nos últimos três meses se fixou em 84.974 euros (84.536 euros no mês anterior).

Lusa

  • 81 deslocados em Mação devido ao fogo
    2:46
  • Alcongosta ficou sem água, luz e telecomunicações
    2:28

    País

    O incêndio na Serra da Gardunha está dominado, mas as aldeias que estiveram rodeadas pelo fogo ainda não regressaram à normalidade. Falta água, luz e telecomunicações no sopé de uma mancha enorme de terra queimada. O fogo destruiu ainda uma floresta na Serra da Gardunha e um antigo colégio.

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04
  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.